Banco Movimento (BM)

Topo  Anterior  Próximo

 

1.Para que serve o módulo de BM ?

R. O Banco Movimento é um espelho da movimentação das suas contas bancárias.

Os lançamentos são feitos e classificados pelas Contas criadas no Plano de Contas. Com isso, o Relatório de Análise de Resultado vai contabilizar todos esses lançamentos.

 

2.É preciso cadastrar Bancos para operar o Banco Movimento ?

R. Sim, em Cadastros, Bancos.

 

3.É possível controlar os valores que eu tenho em um cofre com o Banco Movimento ?

R. Da mesma forma que uma conta corrente em banco, no cofre entram e saem valores. Portanto, pode ser controlado sim. Você deve cadastrar um banco com esse nome.  Da mesma forma se a empresa tem um caixa  (não confundir com os Caixas de Vendas), ele também deve ser cadastrado com banco e controlado.

 

4.Como o Plano de Contas está relacionado ao Banco Movimento ?

R. A cada lançamento que é feito, você deve definir qual a conta a que o lançamento pertence. Ex. se você usou o dinheiro para pagamento de uma conta de força, ou água, ou salários, ao fazer o lançamento você define essas contas, caso as tenha criado,  ou , no mínimo, deve definir a conta de despesas ( 2.00.00 ).

 

5.É possível controlar minhas despesas pessoais no BM ?

R. Você pode criar uma subclasse de Despesas Pessoais, fazer os lançamentos e ver os resultados no Relatório de Análise de Resultados.

 

6.As Contas Lançadas no Banco Movimento aparecem no Relatório de Análise de Resultados ?  Por Que ?

R. Sim, porque ao fazer os lançamentos você os classifica conforme contas do Plano de Contas. As informações do Banco Movimento fazem parte do levantamento de dados desse relatório.

 

7.O que é a Tabela de Despesas Fixas ?

R. Normalmente as empresas tem uma série de contas que devem ser pagas todo mês. Ex. Salários, Água, Força, GPS, Impostos, etc...  Despesas Fixas é uma tabela que você lança todas essas despesas fixas. Uma vez ao mês você manda fazer todos os lançamentos automaticamente. Com isso, a maioria das suas despesas já fica provisionada. Como você ainda não tem o valor real da maioria delas, na tabela de despesas fixas você lança o valor médio que você costuma pagar de cada conta.
É interessante, ao longo do mês, você ficar de olho no Relatório de Análise de Resultados, porque tendo as despesas todas provisionadas, você consegue monitorar onde está e o que falta para você cobrir as suas contas ou metas.

 

8.Como fazer os lançamentos que estão nela, automaticamente no BM ?

R. Banco Movimento, Tabela de Despesas Fixas. Ao abrir a tabela, pressione F10 ou clique em Lançar Automático.

 

9.O que é o Relatório de Período de Movimento ?

R. É o Extrato dos lançamentos, muito semelhante ao que você tira no banco. Ele permite você visualizar somente o que está Compensado e o que ainda falta cair na conta.

 

10.O que é o Relatório de Saldos do Dia ?

R. É um relatório que mostra o Saldo de todos os bancos, num determinado dia.

 

11.O que é o Relatório de Fluxo de Contas a Pagar ?

R. É um relatório que mostra, com quebra por banco, o que está pendente e falta cair na conta ainda, ou seja, são as contas que ainda faltam pagar.

 

12.Qual a diferença entre Títulos compensados e não compensados ?

R. Títulos Compensados são os títulos que já cairam na sua conta corrente, e os não compensados são os lançamentos já feitos, que você sabe que vai cair na conta, mas ainda não cairam.

 

13.Por que eles ficam em janelas separadas ?

R. Para efeito de controle de saldo. Além disso é muito simples e visual de você analisar dessa forma.

 

14.Como faço para lançar um Título ?

R. Banco Movimento, Extrato e Lançamentos em Linha. Defina um período e um banco. Uma vez aberta a tabela, pressione INSERT ou clique no ícone de Incluir no rodapé ou menu de contexto e Incluir. Mesmo que você esteja visualizando o movimento do banco 00001, p.ex., você pode incluir títulos para qualquer banco.

 

15.Como faço para Clonar um Título ?

R. Na mesma tela anterior, clique no ícone correspondente à clonagem, ou menu de contexto e Clonar. Clonar significa você criar um outro titulo com os mesmos dados daquele que está selecionado.

 

16.Para que serve o campo Malote ?

R. Suponha a situação, você vai pagar 10 boletos diferentes e você faz um único cheque para todos eles. Você pode cadastrar um número ou referência no campo Malote, de forma que, ao compensar um, o sistema vai compensar todos ao mesmo tempo. Isso serve também para os casos que existe um malote mesmo que é enviado para o banco.

 

17.Como Compenso um Título ?

R. Selecione o título e clique no ícone referente à Compensar, ou ALT C, ou menu de contexto e Compensar.

 

18.Como Descompenso um Título ?

R. Idem acima. A tecla quente é ALT D.

 

19.O que é Contra-Partida para Vale-Funcionário ?   Quando é usado ?

R. Suponha que você está tirando dinheiro da conta para fazer um pagamento a um funcionário. Se você fizer uma Contra-Partida para vale-funcionário, o sistema fará um lançamento nesse módulo , conforme Cadastros, Usuários, Administração, Adm. de Vales.

 

20.Como Filtro os Títulos com base em uma palavra ou parte dela, que esteja contida no Histórico ?

R. Na tela de Lançamentos em Linha, pressione Control F, ou clique no ícone do rodapé correspondente a Filtro ou menu de contexto e Filtro. Observe que você pode filtrar os Compensados e/ou os Não Compensados. Além disso tem vários campos que você pode por uma parte do conteúdo e o sistema irá filtrar (ou seja, mostrar somente os lançamentos que batem com o critério que você especificou). Filtro é útil para você pesquisar lançamentos.

 

21.Como mudo a data de pagamento de um título, Compensado ou a Compensar ?

R. Na tela de Lançamentos em Linha, vá até o título, pressione ENTER no campo que você quer alterar, altere a informação e pressione novamente ENTER para confirmar.

 

22.Como faço para mudar a ordem (Ex. subir ou descer) um título na lista de Compensados ?

R. Na tela de Lançamentos em Linha, clique no ícone do rodapé correspondente a subir ou descer, ou menu de contexto, Subir ou Descer. Isso existe para você poder deixar o extrato na tela exatamente como estiver impresso no seu extrato do banco, caso você deseje isso.

 

23.Como redefino o Saldo de um determinado dia ?

R. Na tela de Lançamentos em Linha, menu de contexto, Define Saldo do Dia. O sistema irá recalcular todos os saldos, para cima e para baixo.