Cadastros

Topo  Anterior  Próximo
1.Qual a tecla quente para abrir Produtos em qualquer lugar do sistema ?

R. Control F9. Será aberta janela para você pesquisar, consultar, alterar, incluir e excluir produtos. Além disso, observe que existe um menu superior com muitas opções, bem como um menu de contexto (botão direito do mouse), com essas mesmas opções. Todas as opções do menu principal, em Cadastros, Produtos, também estão nessa tela, no menu superior.

 

2.E para abrir Clientes ?

R. Control F10. Vide observações acima em Produtos sobre as opções de menu.

 

3.E para abrir Fornecedores ?

R. Control F11. Vide observações acima em Produtos sobre as opções de menu.

 

4.E para abrir Seções ?

R. Control F12. Vide observações acima em Produtos sobre as opções de menu.

 

5.E para abrir a Calculadora

R. Control F2

 

6.E para bater o Ponto ?

R. Control F8

 

7.Como personalisar as grids do sistema, ex. aumentar tamanho de colunas, intercambiar colunas, etc.. ?

R. VCash. Basta em cada uma das grids, você realinhar o que você quer (ex. mover as colunas arrastando-as, aumentar ou diminuir o tamanho das colunas,...) e então clicar com o botão direito na grid e escolher Salvar LayOut. Para restaurar o layout original escolha Restaurar LayOut Padrão e caso você queira excluir alguma coluna, clique em Excluir Coluna.

 

8.Para que serve o botão Capturar Código existente na maior parte das grids de Cadastros?

R. Em todos os lugares do sistema, quando você está alimentando um campo, e esse campo diz respeito à uma outra tabela, você pode pressionar HOME que será aberta a pesquisa da tabela em questão. Você procura o item correspondente e dá ENTER ou , no VCash, clica em Capturar Código para trazer esse código automaticamete. Exemplo, você está cadastrando um Produto. No campo seção, você pressiona HOME, procura a seção a que pertence o produto que você está cadastrando e dá ENTER. Essa seção escolhida é automaticamente associada ao produto sendo cadastrado.

 

9.Onde cadastrar fantasia, fone e email da loja para impressão em relatórios e no DANFe ?

R. VCash. Em Cadastros, Lojas. Os campos do cadastro de lojas é que são usados no XML das NFes que você fatura, e consequentemente eles é quem são impressos no DANFe.

 

10.Onde configurar logotipo para relatórios ?

R. Também em Cadastros, Lojas. Veja campo Logo para Relatório.

 

11.Onde cadastrar dados do Contador da Empresa ?

R. São 2 passos:

       1. Cadastre o escritório como um cliente da loja

       2. Em Cadastros, Lojas, aba Auxiliares, Identifique o nome, CRC e CPF do Contador. Além disso, pressione HOME no campo Cod. Escritório e capture o cliente que você cadastrou como sendo o escritório contábil.

 

12.Como configurar a loja para exportar dados de produtos e preços para as filiais ?

R. Em Cadastros, Lojas, clique com o botão direito, selecione Administração OffLine, e depois Configurações do FTP. Faça as configurações adequadas (Existe uma manual no help que descreve cada modelo de exportação).

 

13.Como exportar dados de produtos para as filiais ?

R.Depois de configurado, na opção de Administração OffLine tem as opções de Exportação, que você usa na Matriz, e de Importação, que você usa nas filiais.

É preciso ter internet. O VCash faz o download do pacote e depois se auto-autaliza.

 

14.Como importar dados de produtos nas filiais ?

R. Como dito na pergunta anterior.

 

15.Pode ser cadastrado mais do que uma Loja no Sistema  ?

R. Sim, pode. Os cadastros são comuns a todas as lojas, exceto preços e estoques que cada loja tem os seus. Contas a Receber, Pagar e Banco Movimento também cada loja tem os seus. Nos relatórios, principalmente os gerenciais, você poderá selecionar uma ou mais lojas que quer analisar.

 

16.Podem existir várias lojas, fisicamente separadas, compatilhando os mesmos dados ?

R. Não. A única coisa que existe são as transferências de Produtos e Preços como explicado mais acima.

 

17.É possível vendedores usarem notebooks para vender externamente e depois passarem os pedidos para a loja ?

R. Sim. Deve-se configurar o sistema para isso e existem manuais internos explicando como fazer.

 

18.Onde cadastrar os novos usuários do sistema ?

R. Em Cadastros, Usuários, Inclusão (ou Novo).

 

19.Onde excluir usuários cadastrados ?

R. Cash, em Cadastros, Usuários, pressione HOME e procure o usuário a Excluir. Pressione ENTER e você verá um menu tipo Altera/Excluir/Retorna

VCash, em Cadastros, Usuários, clique ou pesquise o usuário a excluir e, estando posicionado nele, pressione Delete ou clique no botão Excluir, ou clique com o botão direito e escolha Excluir.

 

20.Como definir permissões de acesso específicas para cada usuário do sistema, ou seja, o que cada um poderá ou não fazer dentro do sistema ?

R. Em Cadastros, Usuários, Permissão de Acessos. Você digita seu código e senha, e depois você procura e captura o usuário que você quer conceder as Permissões de Acesso.

 

21.Como clonar as permissões , para um novo usuário, a partir das permissões de um  usuário já existente ?

R. VCash. Observe o campo à direita chamado Clonar de. Pressione HOME , ou clique no botão Clonar ou de duplo clique nesse campo. Será aberta a consulta de usuários. Procure de quem você quer clonar e pressione ENTER para capturar o código. Imediatamente a tabela abaixo será preenchida com os códigos permitidos para o usuário capturado.

 

22.Como um usuário altera sua senha ?

R. Em Cadastros, Usuários, Senhas. Você digita seu código e senha atual e será aberta uma janela para você digitar duas vezes a nova senha.

 

23.Como você limpa senha de um usuário que esqueceu e libera para ele cadastrar nova senha ?

R. Em Cadastros, Usuários, Administração. Ao abrir a grid, procure o usuário que você quer limpar a senha, depois menu de contexto (botão direito do mouse) e selecione Limpa e Cadastra Nova Senha para o usuário. Somente estará liberado para entrar nessa opção aqueles super-usuários, que podem fazer tudo no sistema. Imediatamente ao limpar a senha, o usuário, cuja senha foi limpa, deve digitar duas vezes a nova senha. Portanto essa opção deve ser executada quando o usuário, cuja senha será limpa, esteja junto à maquina.

 

24.Como você tira um relatório de vales de um  usuário ?

R. Cadastros, Usuários, Administração. No menu principal lá em cima ou menu de contexto (botão direito do mouse), escolha Administração de Vales, Relatórios de Vales.

 

25.Quais dados tem que estar alimentados para que o relatório não saia em branco ?

R. Os Vales-Funcionário devem ter sidos lançados. Fica na mesma opção, ou seja, Cadastros, Usuários, Administração, Administração de Vales, Adm.Vales Funcionário.

 

26.Como você imprime um cartão ponto de um usuário ?

R. Em Cadastros, Usuários, Administração. Menu principal ou menu de contexto (botão direito do mouse), Adm. De Cartão Ponto, Cartão Ponto e Relatórios.

 

27.Quais dados tem que estar alimentados para que o cartão ponto não saia em branco ?

R. O Ponto dos funcionários devem estar batidos, no dia a dia. Antes de tirar o cartão, confira os dados na mesma opção que está indicada acima. Veja também a Tabela de Horas Padrão, que é o horário padrão, dia a dia, de cada funcionário, e Configurações do Ponto, que tem algumas informações importantes ali.

 

28.Para que serve o campo % Comercialização no Cadastro de Produtos (Control F9) ?

R. É o MarkUp, que define o Preço de Venda do Produto, com base no Preço de Custo. Exemplo. Se você tem um produto com o preço de custo a R$ 100,00 e um MarkUp de 50%, o Preço de Venda será de R$ 150,00.  Normalmente o sistema não recalculará automaticamente o preço de venda se você mudar o preço de custo. Caso você queira recalcular, apenas zere o Preço de Venda que você verá que o sistema recalcula com base no que falamos acima.

 

29.Para que serve o campo Preço de Compra no Cad.Produtos ?

R. Preço de Compra é o preço-base quando foi feita a última entrada desse produto no Contas a Pagar. Ou seja é o preço do produto sem acréscimos, impostos e frete.

 

30.Para que serve o campo Preço de Custo no Cad.Produtos ?

R. Preço de Custo é o custo mesmo da mercadoria, conforme a última entrada dela no Contas a Pagar. É o Preço de Compra mais impostos, fretes e outros acréscimos. No Contas a Pagar é usado também para chegar-se ao novo preço de venda (preço de custo mais o MarkUp).

 

31.Quando usar Classificação Fiscal Reduzida e Quando Usar o NCM/NBM  ?

R. Os dois campos basicamente tem a mesma informação. Se você tem produtos que você cobra o IPI, você deve obrigatoriamente cadastrar uma Clas.Fiscal Reduzida, por que é nela que estão os dados para cobrança do IPI. Caso contrário, tanto faz, você pode cadastrar e associar a cada produto uma Clas.Fiscal Reduzida ou cadastrar direto o NCM. Se os 2 estiverem cadastrados, o sistema vai usar a Clas.Fiscal Reduzida.

Quando o produto for um Serviço, o código do serviço é dado pela tabela existente na LC 116/03, e tem 4 dígitos. Você coloca esse código no campo NCM mesmo, que nesse caso ficará com 4 dígitos em vez de 8 quando é NCM de produtos.

 

http://www.essystem.com.br/downloads/lc116.pdf

 

32.Para que serve o Código Pai ?

R. Para atualizar os preços de venda de uma gama de produtos automaticamente. Suponha que você tenha cadastrado o Shampoo Vivavida. Essa linha tem as apresentações Maçã, Limão, Ovo, Lanolina, Seda, etc... Se em todos os elementos da linha você associar um código-pai, quando você alterar o preço de um deles, todos os outros se atualizam automaticamente (tanto na alteração manual de preços quanto no Contas a Pagar). O código-pai pode ser o código de qualquer um dos elementos da linha. Ex. você pega o código do Shampoo de Maçã e associa esse código no campo Código-Pai de todos os outros elementos (inclusive nele mesmo).

 

33.Para que serve o Código de Grade ?

R. Semelhante ao código-pai, porém serve para você visualizar e vender vários produtos de uma linha ao mesmo tempo. Ex. você tem a linha Camisa Xadrez, nos tamanhos P, M ,G, GG. Você cadastra Camisa Xadrez , que é a base-grade e você associa o código dela nos outros elementos da linha. Nos relatórios, você escolhe sair a Base-Grade, porque então as quantidades sairão acumuladas nela. Nas vendas, você digita ALT G, e pesquisa um dos elementos da grade. Ao dar ENTER, você verá todos os elementos na tela. Você pode escolher 1 do P, 2 G, 3 do M e mandar faturar todos automaticamente. Além disso essa visualização da linha facilita para você saber quem tem estoque e quem não.

 

34.Para que servem os campos Cód. Baixa Cruzada e Qtde. Multiplo da Baixa Cruzada ?

R. Para você poder vender um produto e baixar estoque de outro. Suponha que você tenha cadastrado Cerveja Gellus Lata e Ceveja Gellus Fardo com 12. Você quer controlar o estoque da Lata. Então no produto Cerveja Gellus Fardo, você cadastra no campo Cod. de Baixa Cruzada o código da Lata e na Qte. Múltiplo você coloca 12. Ou seja, a cada fardo vendido, o sistema vai baixar 12 um. da Gellus Lata.  Se você quisesse controlar o estoque do fardo, você cadastraria na lata o cod. do fardo na baixa cruzada e na quantidade você colocaria 1/12 avos, ou seja, 0,833.

 

35.Para que servem os campos Dados da Promoção ?

R. Para você definir um Desconto ou Preço Final Promocional para o Produto, bem como período de validade. Se você está alterando um único produto, faz sentido alterar aqui na ficha. Se você está administrando uma promoção, use Cadastros, Produtos, Promoções (No Cash), porque lá está em linha.

 

36.Para que servem os campos Fórmula/Rendimento/Tempo Execução ?

R. Para você definir uma Fórmula para esse produto, quando você trabalha com Ordem de Produção ou com Baixa Estoque pela Receita ativo.

 

37.Para que serve o botão ALT A Exibe PMA/Última Compra ?

R. Normalmente os campos de Preços de Custo, Médio e outros não ficam visíveis por questão de segurança. Pressione ALT A e digite código e senha para tornar essas informações visíveis. Se os campos estiverem normalmente visíveis é porque o operador logado tem permissão de acesso para fazer isso.

 

38.Para que serve o botão Próximo Código Livre ?

R. Se você está cadastrando um novo produto, esse campo procura pelo primeiro código que está livre a partir do 00001.

 

39.Na aba Auxiliar, para que serve o campo Validade ?

R. Para definir uma Validade para os produtos que estão em estoque. Em relatórios existe um para listar os produtos vencendo.

 

40.E os campos Peso Bruto e Líquido ?

R. Para você definir os Pesos dos Produtos. Na emissão de NFe o sistema vai calcular os pesos com base nos pesos cadastrados nos produtos.

 

41.E o campo ICMS de Compra ?

R. Define qual o ICMS padrão de compra. Usado no Contas a Pagar, na entrada Manual de NFs.

 

42.E o campo Decretos ?

R. Se na configuração de NFs você ativou um dos decretos disponíveis, ou seja, se a empresa está enquadrada em um ou mais dos decretos, você deve alimentar aqui os códigos de tributação para quando o produto for vendido no enquadramento do decreto em questão. Ex. Produto XPTO faz parte do decreto 49113. Quando ele está sendo vendido para um cliente que não se enquadra no decreto, o sistema vai pegar o código de tributação padrão. Quando for vendido para um cliente que se enquadra nesse decreto, em fez de usar a tributação padrão, usará essa que você definiu nesse campo.

Complemente a leitura com esse artigo do nosso site:

 

http://www.essystem.com.br/help/configuracaodetributacao.htm

 

 

43.E o campo Controle Preços Consumidor ?

R. Para empresas que fazem faturamento com Substituição Tributária ativo, ou seja, calculam ICMS-ST em suas NFes de saída, deve ser alimentado aqui o IVA do produto. É muito melhor administrar em campo em Cadastros, Tritutação, Produtos em Linha porque lá os produtos semelhantes estarão todos um embaixo do outro e você administra todos ao mesmo tempo. Aqui é útil apenas quando você está incluindo um produto novo.

 

44.E o campo Habilita Descontos na Fatura ?

R. Define se poderá ser dado desconto nesse produto no ato da venda.

 

45.E o campo Produto com Pesagem no CheckOut ?

R. Define se o sistema buscará o peso de uma balança de checkou, se configurada no terminal, quando o produto for vendido.

 

46.E o campo Exibe este produto nas listas de Preços ?

R. Define se este produto será impresso nas Listas de Preços dos produtos.

 

47.E o campo Imprime Observação do Nome do Produto na NFe ?

R. Define se imprimirá o campo Observação do produto na NFe. Esse campo define a nível de um único produto. Nas Configurações Globais, Produtos tem a configuração genérica que vale para todos os produtos.

 

48.E o campo Dados de Câmbio ?

R. Se você ativar o trabalho com o câmbio, esses campos devem ser alimentados com suas respectivas informações.

 

49.E o campo Dias Posologia ?

R. Se definida uma posologia, no fechamento de uma venda, o sistema confirmará se você quer controlar mesmo a posologia do produto. Depois em Contas a Receber, Posologia/Controle de Retornos você poderá administrar as ligações para os clientes para provocar a recompra.

 

50.E o campo Permite Vender com Casas Decimais ?

R. Define se o produto em questão só é vendido em quantidades inteiras ou também em frações. Por padrão, todos os produtos podem ser vendidos fracionados. Se você quer inibir de alguns produtos, configure Não nesse campo.

 

51.E os campos relativos à Última Compra ?

R. Mostram os dados da última compra do produto, que tenha sido alimentada pelo Contas a Pagar. Da mesma forma que preços de custo e médio esses campos não mostram sua informação até você pressionar ALT A ou ser um operador autenticado a isso.

 

52.Como tirar um relatório de preços alterados num período ?

R. VCash, Control F9, ou botão Produtos, Control P ou Relatórios, Atualizações de Preços no Período.

Cash, Control F9 ou Cadastros, Produtos, Relatórios, Atualizações de Preços no Período.

 

53.Como exporto a tabela de produtos para excel ou arquivo texto ?

R. VCash, Control F9, ou botão Produtos, menu principal lá em cima, Ferramentas, ou menu de contexto, Exporta, Exporta Arquivo Texto. É possível você exportar no formato texto separado por vírgulas, separado por vírgulas e entre aspas (chamado normalmente de csv), ou para o Excel.

Observe o botão Selecionar Campos onde você pode definir os campos que quer exportar (ex. só código e nome), e o botão Filtros, através do qual você pode filtrar apenas algumas seções, com ou sem estoque, e apenas produtos com publicação no site.Além disso dentro do painel de Filtros existe ainda o botão Criar Filtro onde você pode definir regras do tipo Produtos do Fornecedor Johnson, das seções de Fraldas e Absorventes, quando tiver estoque menor que 1, exportar 10.

 

54.Como associo fotos num produto ?

R. Control F9 ou botão produtos, ALT T, ou menu principal, Exibir, Imagens (ou menu de contexto e Imagens). Você deve ter uma webcam instalada na máquina para capturar imagens. Selecione o driver dessa câmera, se já não tiver selecionado, em Selecione o Driver da WebCam. Você pode tirar várias fotos de cada cliente. O campo Padrão identifica a imagem padrão do cliente quando o sistema tiver que decidir sozinho qual imagem usar.

 

55.No botão Produtos, para que serve Comissão, Tabela de Descontos e Comissões ?

R. É um recurso pouco usado no sistema. É uma tabela onde você define um código, que vai de 0 a 9 e de A a Z, um valor de desconto e um percentual de quebra de comissão. Você ativa o uso dessa tabela, a nível de terminal, ou seja, em determinados terminais pode estar ativa e em determinados terminais não. Na venda, se ativa, vai aparecer o campo para você digitar o código do desconto e o referido desconto será aplicado ao produto em questão, bem como a quebra de comissão correspondente. A ficha do produto também tem o campo de Tabela de Descontos e Comissões, que define se existe um código padrão nessa tabela para o produto em questão. O comportamento você verá na parte de configuração de terminais.

 

56.Como editar os preços em Linha (um embaixo do outro) ?

R. Cadastros, Produtos, Preços, Preços Edição em Linha.

Observe que você pode filtrar um Fornecedor ou uma/várias seções. Pode também selecionar uma ou mais tabelas de preços, caso o sistema esteja configurado para trabalhar com elas. Nessa tela, você pode alterar muitos campos da ficha do produto, como código do fabricante, nome, preços de custo, venda, markup, comissão, se publica ou não no site, se é produto de balança (com pesagem no checkout), código da seção, fornecedor, se vende ou não com quantidades decimais, e etc...

Por exemplo, se você vai rever os cadastros de produtos, ou as seções dos produtos, ou os fornecedores, você pode arrastar as colunas para o lado do nome e administrar facilmente os produtos, porque estão um embaixo do outro.

F4 essa tecla, em muitas das nossas grids é uma facilitadora, exercendo a mesma funcionalidade do Excel, ou seja, digamos que você mude o código do fornecedor para 00001. Os outros produtos cujo fornecedor você também precise alterar para o mesmo código, você não precisa dar ENTER, alterar e dar ENTER para fechar, basta apenas pressionar F4 que o sistema  replica.

 

57.Para que serve o campo Fornecedor e botão Selecionar Seções ?

R. Para você poder Filtrar somente os produtos de um determinado Fornecedor e/ou de determinadas seções. Tenha em mente que Filtrar sempre deixa a navegação mais lenta, principalmente quando existem muitos produtos cadastrados e o terminal está em rede. No servidor, normal, será sempre rapidinho.

 

58.Para que serve o botão Selecionar Tabelas ?

R. Se você tem Tabelas de Preços ativas, permite que você selecione uma ou mais delas e edite seus preços em linha também.

 

59.Para que serve o campo PesaCheckOut na grid ?

R. Se Ativo, se você tem uma balança de checkout configurada no terminal, ao vender o produto o sistema automaticamente vai buscar o peso da balança. Nesse caso, você não precisa nem pressionar o F3. Então, você vê que existem duas formas de você trabalhar com produtos com pesagem no checkout. Ou você põe o produto na balança, deixa estabilizar, pressiona F3 e procura o produto, ou você cadastra esses produtos como Pesagem no CheckOut e então põe o produto na balança, espera estabilizar e apenas digita o código do produto que o sistema já busca o peso.

 

60.Para que serve o campo LPreco na grid ?

R. Define se esse produto será filtrado e não aparecerá nas listagens de preços. Use quando você não quer que determinados produtos saiam nas listas de preços.

 

61.Para que serve o campo Publica Site, PrzEntrega Qtd.Máx.Site e Enc na grid ?

R. Quando a loja tem uma Loja Virtual (LV), você pode definir quais os produtos estão à venda lá. Depois, nas exportações de produtos, existem regras que filtram esses produtos da LV.

Publica Site define que o produto está na LV

PrzEntrega define o prazo de entrega do produto na LV

Qtd.Máx.Site define a quantidade máxima que vai aparecer em estoque na LV. Ex. você define 100 aqui e, mesmo que o estoque tenha mais que 100, aparecerá 100.

Enc? Define se o produto é sob Encomenda. Se você definir Sim nesse campo, ao vender o produto o mesmo será colocado automaticamente em um Pedido de Compras em nome do Fornecedor cadastrado no produto. Se vender mais do que um, a quantidade dentro desse pedido é incrementada. Se você marcar esse pedido de compras como Já Enviado ao Fornecedor, na próxima venda será criado um novo pedido de compras.

 

62.Para que serve os campos Seção e Fornecedor na grid ?

R. Esses campos estão nessa opção para o caso de você querer administrar um monte de produtos, ao mesmo tempo, em termos de organizar seções e fornecedores. Como os produtos nessa opção estão um embaixo do outro, isso facilita muito o trabalho.

 

63.Para que serve o campo Vende c/ Qtdes Decimais na grid ?

R. Define se o produto pode ser vendido em quantidades fracionadas. Ex. 0,256

Se definido Não, ao tentar vender o sistema avisará isso e não deixará digitar quantidades quebradas no produto.

 

64.Para que serve o campo Inativo na Grid ?

R. Define se o produto está Inativo. Se você tentar vender um produto Inativo, você não conseguirá.

 

65.Para que serve o campo Senha p/Venda na grid ?

R. Define se será solicitado ao Operador senha para vender esse produto. Na verdade o sistema autentica o operador com a permissão 0284 – Contas a Receber, Vender Produtos Inativos ou Bloqueados. Se o Operador tiver essa permissão, será liberada a venda sem avisar, senão será aberta caixa para o gerente autorizar.

 

66.Qual o código de Permissão de Acesso que libera editar preços em linha ?

R. É o 0054 – Produtos, Preços – Alterações de.

Observe que quando você entrar em uma opção e abrir a caixa de senha, no meio da tela, em vermelho, normalmente o sistema mostrará qual o código de liberação. Caso você precise liberar um usuário a fazer aquela função, anote o código, vá em Permissão de Acessos e libere o usuário em questão. No Cash, não mostra a descrição na caixa de senha, apenas o código.

 

67.Como faço para editar em linha os preços das múltiplas tabelas ?

R. Da mesma forma que a edição de preços em linha. Nesse módulo tem o botão Selecionar Tabelas, através do qual você determina que tabelas você quer editar.

 

68.Dá pra ir alterando o preço de custo e o sistema alterar automaticamente o preço de venda ?

R. Sim. Quando você dá ENTER no campo Preço de Custo, você vai ver, na janela que abre, que temos as opções Calcula Preço de Venda Automático e Calcula Preços de Venda das Múltiplas Tabelas Automático. No caso das Múltiplas Tabelas, o sistema só conseguirá calcular o preço se estiver definido um MarkUp para cada item da tabela.

 

69.Como editar Estoques em Linha ?

R. Cadastros, Produtos, Estoques, Edição em Linha. Assim como preços em linha, da questão mais acima, tem muitos campos que você pode administrar nessa opção. O F4 também é válido aqui pra replicar dados sem precisar redigitar.

 

70.Como zerar todos os estoques ou só os estoques negativos ?

R. Cadastros, Produtos, Estoques, Edição em Linha. Tem o botão na barra de action que abre janela com opção para todos ou só os negativos.

 

71.Para que serve o campo Endereço na grid ?

R. Para você administrar facilmente a localização física de seus produtos em estoque.

A questão Conf.Global, Máscara Padrão do Endereço de Produtos explicará com mais detalhes o que é o Endereço dos produtos em estoque.

 

72.Para que serve o campo Validade na grid ?

R. Para um controle simplificado das validades dos produtos em seu estoque. Você pode anotar aqui a validade mais próxima e em Produtos, Relatórios, existe uma opção que lista as validades por período.

 

73.Para que serve o campo Cx.Embarque na grid ?

R. Define quantas unidades de venda sua vem em uma caixa fechada do fabricante. Ex. Lata de Cerveja, você vende unitário, mas o fardo vem com 12. Então você anota 12 nesse campo.

 

74.Como Gravar um BackUp de Estoque de um determinado dia ?

R. Muitas empresas precisam congelar o estoque no último dia do Mês para gerar o Inventário. Use essa opção de Estoques em Linha para fazer isso. Observe o botão Grava BackUp, esse botão criará uma réplica atual do estoque. Exemplo, dia 31/12/2012, após o expediente, você entra nessa opção e grava um backup do estoque, que terá o nome de 1212. Posteriormente, você entra nessa opção, usa o botão Seleciona BackUp Anterior para trazer os dados armazenados, pressiona Control P e imprima o registro de Inventário de 31/12/2012.

 

75.Onde Tirar o Relatório de Inventário de Estoques ?

R. Na opção de Edição de Estoques em Linha mesmo. Menu de contexto, Inventário. O relatório será emitido com base no estoque que está sendo editado, seja o arquivo vivo ou um arquivo morto.

 

76.Qual o código de Permissão de Acesso que libera editar estoques em linha ?

R. 0099 Produtos, Estoques, Alteração de Valor Absoluto.

Vide as observações importantes na pergunta 39, logo acima.

 

77.Como faço para subir os preços em 10% , do fornecedor Johnson&Johnson, da Linha de Fraldas e Absorventes ?

R. Cadastros, Produtos, Preços, Preços e MarkUp em Lote, por Percentual, Seção e Fornecedor. Será aberta uma janela de filtro. Selecione Venda; clique botão Selecionar Seção, selecione as seções de Fraldas e a de Absorventes; no campo Fornecedor pressione HOME e procure pelo Fornecedor Johnson & Johnson; no campo Percentual de Alta/Baixa, digite 10.

Observe que você pode alterar preços de Venda, Custo, Venda e Custo e Markup por essa opção. No campo Percentual de Alta/Baixa, valores positivos (ex. 10) vão subir os preços e valores negativos (ex. -10) vão abaixar os preços.

Se você acidentalmente subir os preços de um conjunto de dados erradamente, você pode baixar os preços na mesma proporção. Ex. digamos que você aplicou a alta desse exemplo e que em vez de escolher o fornecedor Johson você escolheu o Fornecedor Thomson. Então , para voltar ao original, basta selecionar os mesmos dados e aplicar uma baixa de 9,09 %.   Cuidado que o percentual muda quando você quer baixar para voltar ao original. Se você tinha R$ 100,00 e subiu 10%, o preço foi para R$ 110,00. Entao, para voltar de R$ 110,00 para R$ 100,00 você não pode baixar 10%, senão o preço vai para R$ 99,00. Você tem que baixar 9,09%. As fórmulas nesses casos são as mesmas usadas para aplicação de MarkUp e Margem sobre a venda.

Fórmula do Markup, ou de baixo para cima: (( PV * 100 ) / PC) – 100

Fórmula da Margem sobre a Venda, ou de cima para baixo: (PV – PC) * 100 / PV

Onde PC = Preço de Custo, PV = Preço de Venda.

Então , no nosso exemplo, se subimos 10% e queremos voltar atrás, pegamos

( 110 – 100 ) * 100 / 110 = 9,090909 %

Se, ao contrário, baixamos 10% , ou de R$ 100,00 para R$ 90,00, e queremos voltar ao normal, fazemos (( 100 * 100) / 90) – 100 = 11,11%. Ou seja, temos que subir os preços em 11,11% para voltar ao que era.

Sempre tome como base R$ 100,00 para fazer os seus cálculos, porque o que interessa, nesse caso, é o percentual.

 

Essa opção pode ser usada tanto para reajustar os preços da Tabela Base quanto das Múltiplas Tabelas de Preços.

 

78.Como cadastro uma nova tabela de preços, cujo preço de cada produto será o Preço de Custo mais 100% de MarkUp ?

R. Cadastros, Produtos, Preços, Múltiplas Tabelas, Administração.

Pressione Novo e será aberta a tela de inclusão.

Cabeçalho é o nome que aparece para a tabela em questão. Ex. Atacado.

MarkUp Padrão é o MarkUp que será gravado para cada produtos dessa tabela.

Múltiplo da Quantidade é usado quando você quiser aplicar essa tabela a partir de uma certa quantidade na venda. Ex. a partir de 12un, aplica automático essa tabela.

Observe que você também pode definir senha para usar a tabela ou se ela aparece na grade de consulta de produtos ou não.

Quando você cria uma tabela, os preços dela podem ser criados automaticamente ou não, dependendo dos valores que você colocar nos campos MarkUp da Tabela Base +- X % e MarkUp Fixo em X %. Se você deixar esses campos em branco, a tabela será criada mas nenhum produto terá preços dessa tabela. No nosso caso, como queremos o custo mais 100% de MarkUp, pegamos o campo MarkUp Fixo e colocamos 100. Ao confirmar o sistema pegará o preço de custo de cada produto, colocará 100% em cima e gravará nessa tabela. Se usarmos a outra opção, MarkUp da Tabela Base, o sistema pegará os preços de venda atuais e colocará 100% em cima.

 

79.Como defino uma Promoção para um produto, com um percentual de desconto e um período de validade ?

R. Cadastros, Produtos, Preços, Promoção, Edição em Linha.

Você tem os campos % Desconto e Data Inicial e Final.

No Cash, entrar em Cadastros, Produtos, Promoções.

 

80.E como defino a Promoção com um preço final definido, sem ser desconto ?

R. Idem à opção anterior, porém em vez de alimentar o campo % Desconto, você alimenta o campo preço promocional Fixo.

 

81.Como faço para fazer uma Auditoria de Estoques na Loja ?

R. Cadastro, Produtos, Estoques, Auditoria de Estoques.

Na Auditoria, você deve fazer a inicialização (para zerar dados antigos) antes de começar a contar, depois você vai contar os itens, depois você vai fazer a liberação efetiva e, caso desejado, você pode tirar relatórios dos itens contados e diferenças de estoque.

 

82.Na auditoria, qual a diferença entre modo Somar e o modo Editar ?

R. O modo Somar é útil quando você está auditando com um leitor de códigos de barra. Você vai passando o leitor nas peças e automaticamente o sistema procura o produto e acrescenta um na quantidade contada.

O modo Editar, por outro lado, abre uma janela e você anota a quantidade total do item contado.

 

83.Como libero e acerto efetivamente estoque dos itens contados ?

R. Menu de Contexto (clicar com botão direito na grid), e selecione Liberar Todos os Pendentes.

Você pode liberar somente o item pendente que está sob o cursor usando a opção Libera Item.

Depois de liberada a contagem, é interessante você tirar o Relatório de Diferenças de Estoque para analisar a situação. Menu de contexto , ou Control P, Relatórios, Diferenças de Estoque.

Existe também o Relatório de Itens Faltando Contar e Itens Contados, caso haja necessidade de visualizar-se essas informações.

 

84.Como tirar Relatório dos Itens Não Contados e das Diferenças de Estoques ?

R. Na opção de Auditoria, Relatórios, você tem Itens Faltando Contas e Diferenças de Estoques. O outro relatório, de Itens Contados serve para mostrar os itens já contados mas que ainda não foram liberados (Se já liberado o estoque não sai nesse relatório mais).

 

85.O que são estoques mínimos ?

R. Estoque Mínimo é um campo da ficha do produto, que identifica qual é a quantidade mínima daquele produto, que é desejável manter em estoque, para não haver faltas e perder-se venda dele.

 

86.Como gerencio os estoques mínimos da loja ?

R. Cadastro, Produtos, Estoques, Gerência de Estoque Mínimo, ou Compras, Gerência de Estoque Mínimo.

Observe que o sistema vai abrir uma janela com o estoque atual , estoque mínimo definido e outras informações. Além disso, na barra de botóes, você tem Levantas Vendas desse Produto a qual levantará, pela quantidade de meses que você indicar (até o máximo de 12 meses), as vendas do produto, mês a mês. Isso ajuda muito mesmo o usuário a chegar numa conclusão de qual a quantidade mínima ideal para cada produto. Essa opção levanta as vendas somente do produto sob o cursor.

Levantar Vendas dos Últimos Meses tem a mesma funcionalidade da anterior porém levanta as vendas de todo o estoque, ou seja, pode demorar bastante mesmo para terminar o processamento.  Só deve ser usada se o operador tem outras coisas para fazer e deixa o processo rodando para analisar mais tarde.

 

87.Como faço entradas e saídas em estoque, via Movimentações ?

R. Cadastros, Produtos, Estoque, Movimentações (Entradas e Saídas).

O propósito desse módulo é você criar uma lista de itens que você tem que dar entrada ou saída de estoques, de forma mais produtiva, de forma semelhante ao como você lança itens numa venda, manual ou com leitor de código de barras.

 

88.As Movimentações liberam estoque de imediato, conforme os produtos são lançados ou há algo a fazer para liberar os estoques ?

R. Não. Você deve fazer a liberação. Após criar um controle e lançar os itens, use o botão Libera e Acerta o Estoque no rodapé ( ou menu de contexto ).

Observe que essa opção, semelhante à auditoria de estoques, também tem o modo de lançamento Somando (para entrada com leitor de código de barras) e Editando.

 

89.Como analiso as movimentações de estoque de um produto, ou seja, todas as entradas e saídas que houveram de um produto, num determinado período ?

R. Você Analisa pelo módulo de Controle Permanente de Estoque, em Cadastros, Produtos, Estoque, Controle Permanente de Estoque. Você pesquisa o produto pelo código ou nome, e vê na tela todos os lançamentos. Esse módulo armazena tudo, de cada produto, que causou alteração de estoque. Ex. Vendas, Entradas e Saídas, Acertos na Ficha do Produto, Auditoria de estoques, entrada pelo Contas a Pagar e etc...

Você pode tirar relatórios pressionando Control P ou pelo menu de contexto.

Para haver o armazenamento das informações, você deve ativar o Controle Permanente de Estoque em Configurações, Globais, Produtos.

Dica, se você quer analisar a movimentação do produto 00004, procure pelo produto 00005 , o próximo código, ou se não houver movimento, um dos próximos códigos, porque ele vai cair no fim do movimento do 00004, que você quer analisar. Como esse módulo armazena tudo de cada produto, a lista pode ficar bastante extensa com o tempo.

 

90.Como associo vários códigos de barra em um único produto ?

R. Clientes que faturam NFe ou tem ECF não devem usar essa opção, uma vez que o governo hoje solicita arquivos dos movimentos e cada produto deve ter seu próprio código de barras. Se esse não for o caso, essa opção é útil em situações do tipo, eu quero cadastrar todos os Shampoos Vivavida (Maça, Limão, Ovo, Seda, Lanolina...) num único código de produto. Assim, você cadastra o produto, e em Cadastro, Produto, Códigos de Barra você puxa esse produto e vai associando todos os códigos de barras de todos os modelos nele. Com isso, no ato da venda, qualquer que seja o código de barras que você passe no leitor, será vendido sempre o mesmo produto, o Shampoo VivaVida.

 

91.Para que servem os produtos compostos ?

R. Para você poder associar outros produtos em um único produto. Exemplo, você vende um micro computador, que na verdade não é um microcomputador, é uma composição de um gabinete, uma placa mãe, um processador, uma memória, um teclado, um mouse, um HD, etc... Os passos para isso são os seguintes :

= cadastrar o produto Micro Intel BLABLABLA

= entrar em Cadastros, Produtos, Produtos Compostos

= chamar o Micro Intel BLABLABLA

= incluir todos os itens que são usados nesse produto

No ato da venda, ao digitar o código do micro, será aberta janela com os itens da composição, que você poderá derrubar todos no pedido de uma só vez. Isso facilita muito o faturamento pois, caso contrário, você teria que ter uma lista, ou saber quais os itens da composição de cabeça, e digitar o código e a quantidade de cada item.

Essa é a opção mais básica do produto composto. Para conhecer mais, entre nesse módulo do VCash e pressione F1.

 

92.Para que serve o Cadastro de Características ?

R. Características são anotações que você pode associar aos produtos, no ato da venda, através da tecla quente Control T.  Exemplos de caracteríticas que você pode cadastrar: “Com Molho”, “Sem Molho”, “Pouco Sal”, “Sem Maionese”. Dessa forma, quando você vende o produto “Lanche X”, você associa solicitações padrão dos clientes. Caso você possua uma impressora na cozinha, onde as OPs são impressas, as características saem logo abaixo do produto.

Podem ser associados valores, a acrescentar ou descontar do valor do produto. Ex. Característica Com Ovo, acrescenta R$ 1,00 no preço do produto. Sem Ovo, desconta R$ 1,00 do preço.

 

93.Quantas Características podem ser associadas aos produtos na venda ?

R. Até 3 características por produto.

 

94.Como associo Características aos produtos, no ato da Venda ?

R. Como dito acima, através da tecla quente Control T. No microterminal é com a tecla BackSpace quando ele apresenta o nome do produto no display.

 

95.Como cadastro Unidades de Medidas dos produtos ?  Ex. UN KG  CX

R. Cadastros, Produtos, Unidades. Como em toda tabela do sistema, Insert Inclui, F2 Altera, Del Exclui, etc...

 

96.Como faço para alterar o código de um produto ? Ex. quero que o produto 00010 passe a ter o codigo 00011

R. Cadastros, Produtos, Remanjamento de Códigos. O botão Captura Próx.Cód.Livre procura automaticamente o código de mais baixo número disponível.

 

97.Como faço para relacionar produtos meramente para conferência, sem alterar estoque nem nada ?

R. Cadastros, Produtos, Conferência de Movimentações. Essa opção apenas relaciona e imprime produtos, para conferências diversas, e que não tenham a ver com movimentações de estoque, ou seja, não faz entrada nem saída do estoque.

 

98. O que são Seções ?

R. São agrupamentos de produtos por afinidade. Por exemplo, num Supermercado temos as seções, mais ou menos que padrões, Produtos de Limpeza, HortiFruti, Açougue, Bebidas, Frios, etc...

 

99.Como cadastro, altero e excluo seções ?

R. Cadastros, Seções, ou mais simplesmente, Control F12 em qualquer ponto do sistema.

 

100.Para que serve o campo MarkUp Padrão dos produtos ?

R. O valor que você cadastra nesse campo é usado na inclusão de novos produtos, quando o sistema automaticamente puxa esse valor e põe no campo MarkUp (% Comercialização) do produto.

 

101.Para que serve o campo Baixa Estoque ?

R. Define se controla estoque dos produtos associados à essa Seção. Branco ou “S” controla estoque e “N” não controla. Padrão é controlar. Somente seções como Serviços, por exemplo, é que não tem sentido controlar o estoque.

 

102.Existe alguma outra configuração no sistema que seja conflitante ou complementar ao campo Baixa Estoque ?

R. Não. O único lugar que define se controla estoque do produto ou não é nesse campo da Seção.

 

 

103. Se você faz uma venda e não baixa estoque , o que pode estar acontecendo ?

R. Além do campo Baixa Estoque na Seção, verifique o seguinte:

a. O campo Baixa Cruzada na ficha do produto. Esse é o caso do fardo de cerveja que baixa o estoque das latas.

b. Verifique na ficha do produto se os campos “Form./Rend/Temp.Exe”. Se estiver isso indica que o produto em questão é uma fórmula e a baixa do estoque não vai se dar no produto em si, mas nos componentes dele, conforme dado no módulo Ordem de Produção. Verifique também em Configurações, Globais, Restaurantes, campo “Baixa de Estoque pela Receita” está marcado.

c. Verifique em Configurações, Globais, Vendas, campo Habilita Entregas Futuras está checado e se está na opção “Obriga toda venda ser Entrega Futura”. Se este for o caso, todas as vendas feitas desde a mudança dessa configuração entraram como Entrega Futura e os estoques não foram baixados. Para isso entre em Contas a Receber, Entregas Futuras, puxe tudo o que está pendente e faça o Recibo de Entrega de todos os itens. Aí sim os estoques das vendas feitas serão baixados.

 

104.Como cadastro, altero e excluo Fornecedores ?

R. Cadastros, Fornecedores ou simplesmente Control F11 em qualquer ponto do sistema.

 

105.Para que serve a opção Cadastrar Senha Cotação de Preços ?

R. Você pode montar os pedidos de compras e permitir que os vendedores das distribuidoras digitem seus preços na sua cotação. Você define um micro, o vendedor chega, digita o código do fornecedor, essa senha cadastrada, e define os preços dele. Depois, em Compras, você consegue visualizar, a cada item, os preços que os distribuidores cotaram e decidir o que vai comprar de quem.

 

106.Quais os Códigos de Tributação Padrão do Sistema ?

R. Já sai cadastrado de fábrica as seguintes tributações:

01        18%

02        25%

03        12%

04        7%

FF        Substrituição Tributária

NN        Não Incidência de ICMS

II        Isentos de ICMS

 

107.Quando eu uso o código de tributação FF ?

R. FF é Substiruição Tributária. Usado quando você compra a mercadoria e já paga o ICMS-ST e, portanto, isso não é repassado aos clientes. Ex. Bebidas, Sorvetes. Atualmente existe uma gama muito grande de produtos com substituição. Num Supermercado por exemplo, provavelmente mais de 80% dos produtos são substituição.

 

108.E o código II ?

R. II vem de Isenção. É o caso atualmente de Carnes, Hortifruti e outros produtos.

 

109.E o código NN ?

R. NN vem de Não Incidência. Não tenho exemplos para essa tributação.

 

110.Qual a utilidade da opção Produtos em Linha, Campos Relativos à Tributação ?

R. Você ter em uma única tela todos os campos que são relativos às tributações dos produtos. Fica fácil você fazer as alterações em grupos de produtos, já que estarão todos um embaixo do outro.

 

111.Nessa opção, para que serve o campo Padrão e quando ele é usado ?

R. É a Tributação Padrão de dentro do estado da empresa. Deve ser cadastrado quando o produto, internamente, é FF ou II ou NN e deve ser faturado com Substituição fora do estado.

 

112.E o  campo IVA_ seguido do Estado ?

R. É o IVA a ser usado, em faturamentos com substituição tributária (ICMS-ST). Caso não tenha IVA e tenha Preço de Referência, use o campo PMC_ seguido do estado. No botão Selecionar UF você pode clicar e selecionar um estado diferente.

 

113.Qual a utilidade da opção Clientes em Linha, Campos Relativos à Tributação ?

R. Idem à anterior, só que são campos que devem ser configurados na ficha dos clientes.

 

114.Para que serve os campos da grid Alíquota, AtivaST, Modelo da DANFe, S.Simples, Consumidor Final, Org.Público, Alíquota ISS ?

R. Esses campos todos espelham os campos da aba Dados Comerciais (já explicados nas questões de cadastro do cliente). Estão aqui em linha para facilitar a administração de todos os clientes ao mesmo tempo, em relação à eles.

 

115.Para que serve o campo Inativo na Grid ?

R. Para definir que o cliente em questão está Inativo. Essa é uma condição de bloqueio também, e para faturar para ele será necessário o operador ter a permissão de acesso 0110 Clientes, Liberação de Venda para Bloqueados/Limite de Crédito.

 

116.Porque esse módulo traz todos os dados do endereço do cliente e não só campos relativos à tributação ?

R. Como na emissão de NFe os dados do cliente devem estar totalmente preenchidos, o fato de você ter uma opção com todos os clientes, um embaixo do outro, facilita muito o trabalho.

 

117.Como cadastro CFOPs (Código Fiscal de Operação) ?

R. Cadastros, Tributações, CFOP

 

118.Para que serve os campos Calcula no Total da NF e Contabiliza como Venda, do cadastro de CFOPs ?

R. Indica se os produtos com esse CFOP serão inclusos ou não no valor da duplicata.

A nível de NFe, se uma duplicata resultar zerada e houver uma data de vencimento, isso pode gerar erro na autorização da NFe.Se acontecer isso, branqueie a data de vencimento.

 

119.Para que serve os campos Calcula no Total da NF e Contabiliza como Venda, do cadastro de CFOPs ?

R. Indica se os produtos com esse CFOP devem ser somados no Total da NFe. O contabiliza como Venda é usado nos Relatórios das NFs, para o sistema saber se esse CFOP é relativo à venda e contabiliza impostos ou não.

 

120.O que é a Tabela de Classificações Fiscais ?

R. É a tabela que armazena as Classificações Fiscais. O código dessa tabela é associado aos produtos, no campo Classificação Fiscal Reduzida. Normalmente é usada quando o produto tem IPI ou quando existem variações de CFOP, ST e mensagens a serem destacadas nas NFs, conforme o faturamento é para Cliente Lucro Real ou Simples, ou para PF/PJ ou para dentro e fora do estado.

Veja nesse link as variações de configuração :

http://www.essystem.com.br/help/index.html?configuracaodetributacao.htm

 

121.Como defino que para um produto X será calculado 10% de IPI ?

R. Alimente o campo Aliquota de IPI com 10

 

122.Quando o produto não tem um percentual de IPI mas sim um valor por unidade vendida, onde defino o valor do IPI por unidade vendida ?

R. IPI por valor é usado em aguardentes e alguns outros produtos. Em vez do IPI ser um percentual, é um valor por unidade vendida. Na tabela alimente o campo Valor IPI.

 

123.Como cadastro uma Mensagem padrão para as Nfes ?

R. Cadastros, Tributações, Mensagens Padrão para NFe.

 

124.Como associo uma Mensagem padrão cadastrada a um determinado produto ?

R. Na ficha do produto, aba Auxiliar, campo Msg. da NF. Ou então em Cadastros, Tributações, Produtos em Linha, campo MsgNF. A associação de uma mensagem significa que toda vez que você faturar o produto em questão, a mensagem associada será impressa no campo Dados Adicionais da NFe.

 

125.Como cadastro, altero e excluo Clientes ?

R. Control F10, ou o botão Clientes, ou Cadastros, Clientes.

 

126.Como associo um vendedor a um Cliente ?

R. Na ficha do cliente, campo Vendedor Padrão. Ao fazer o faturamento e selecionar o cliente, o sistema vai puxar esse vendedor como padrão.

 

127. O que é o campo Simples/EPP na aba Dados Comerciais ?

R. Define se o cliente que você está cadastrando é Simples Nacional (ME/EPP, etc..). Essa informação é importante porque influi no faturamento a nível de alguns Decretos, definindo qual será a tributação do produto dependendo se o cliente é Simples Nacional ou Não.

 

128. E o campo Órgão Público ?

R. Define se o cliente que você está cadastrando é um Órgão Público. Idem à anterior, também pode haver variações de tributação em função desse campo.

 

129. E o campo Consumidor Final ?

R. Define se o cliente compra de você para consumir ou para revender. Idem às anteriores, também pode haver variações de tributação em função desse campo.

 

130. E o campo Data do Próximo Contato ?

R. É um campo livre para você cadastrar uma Data de Contato ou Próximo Serviço que você deve fazer em relação ao cliente. Nos relatórios, existe uma opção que lista os clientes com esse campo alimentado, conforme o período.

 

131. E o campo Modelo do DANFe ?

R. Define se quando enviar o XML de uma NFe ao cliente enviará somente o arquivo XML (modelos 0 e 1) ou enviará o arquivo XML e um PDF com o espelho do DANFe (modelo 2). Se nas configurações de NFe você já definiu o modelo 2 lá, essa configuração aqui não faz efeito.

 

132. E o campo Suframa ?

R. Suframa é um código da Zona Franca de Manaus, que deve ser preenchido ao faturar para clientes de lá, senão a NFe é rejeitada.

 

133. E o campo CNAE ?

R. É o Código Nacional de Atividade Econômica. Define o que a empresa faz, qual o objetivo dela.

 

134. E o campo Categorias de Cliente ?

R. Categoria é uma tabela livre para o usuário cadastrar e agrupar clientes conforme características em comum. Podem ser associadas até 5 categorias para cada cliente. É útil associar Categorias porque existe uma série de relatórios e outras funcionalidades do sistema que atuam sobre a categoria, ou seja, permite você analisar dados de um conjunto de clientes de uma única vez. O código da categoria é uma Letra ou um Número. Ex.   S=Supermercados  H=Hospitais    D=Distribuidoras.

Suponha um cliente que é Supermercado e ao mesmo tempo distribui uma série de produtos. Nesse cliente você pode associar as categorias ‘SD’.

 

135. E o campo Alíquota de ICMS (Se fora do Estado) ?

R. Quando o cliente é de fora do Estado (UF) da empresa que usa o sistema, ao fazer faturamento, você deve definir qual a tributação usada para o estado destino. Ex. Estados do Sul é 12%, entao você cadastra ‘03’ aqui (que é o código de tributação do sistema para 12%).  Só faz sentido para clientes fora do estado. Para clientes do próprio estado esse campo é desprezado.

 

136.E o campo Fatura com Substituição Tributária ?

R. Se a loja fatura determinados produtos com Substituição Tributária ativa, esse campo define, para esse cliente em particular, será calculado o ICMS-ST ou não. Ex. para Pessoas Físicas e empresas que compram para Consumo, Não é calculado o ICMS-ST.

A opção Reduz Base Própria diz respeito ao decreto 49113 quando o cliente solicita para reduzir somente a base própria do ICMS e não reduzir a Base ST.

 

137.E o campo ST PIS/COFINS ?

R. Define a Situação Tributária do PIS/COFINS para esse cliente, se tiver que ser diferente do padrão que está na ficha do produto.

 

138.E o campo Aliq. ISS ?

R. Define a Alíquota de ISS do cliente se for diferente do padrão definido no Código da Tributação associado aos produtos.

 

139.E o campo Dia Fixo de Vencimento ?

R. Você pode negociar com um cliente que tudo o que ele compra no mês vencerá dia 10 do mês seguinte. Quando for esse o caso, defina o dia de vencimento aqui.

 

140.E o campo No Próprio Mês ?

R. Esse campo age em conjunto com o campo anterior, Dia Fixo de Vencimento.

Se Não, o cliente compra de 1 a 31 do Mês e Vence no Mês seguinte Ex. Definido dia 10. Entao de 01 a 31 de Dezembro, vencerá em 10 de Janeiro. De 01 a 31 de Janeiro vencerá em 10 de Fevereiro. E assim vai.

Se Sim,  o clientes compra do dia seguinte ao vencimento até o dia anterior do vencimento seguinte e vence no dia configurado. Ex. Definido dia 10. Então de 11 de Dezembro a 09 de Janeiro vencerá em 10 de Janeiro.

 

141.E o campo Prazo Padrão de Fatura ?

R. Você pode negociar com o cliente que todas as compras dele terão p.ex. 40 Dias de Prazo. Defina a quantidade de dias aqui quando for esse o caso.

 

142.E o campo Desconto Padrão na Fatura ?

R. Você pode negociar com um cliente que ele vai ter desconto de 10% nas compras dele, de A a Z. Então você define 10 nesse campo. Se houver promoções e nela o desconto for maior, será acatado o desconto da promoção.

 

143.E o campo Abater na Comissão ?

R. Se você cedeu descontos ou prazos ou qualquer negociação especial com um cliente, pode ser que você queira abater um valor de comissão de vendedores quando vendem para esse cliente. Se esse for o caso, defina aqui o percentual de abatimento da comissão original que será aplicado. Ex. um pedido de um cliente desses gerou originalmente R$ 100,00 de comissão. Se você definir 30% aqui, a comissão real do vendedor será R$ 70,00 porque foi abatido 30% da comissão originalmente gerada.

 

144.E o campo Condição de Pagamento ?

R. Se você definir um Código de Condição de Pagamento nesse campo, ao começar uma venda para o cliente o sistema assumirá automaticamente essa condição para o pedido. Esse recurso é útil quando você não quer usar os campos de prazos e descontos descritos acima ou quando a condição de pagamento envolve outros fatores não contemplados pelos campos simples de prazo e desconto.

 

145.E o campo Código da Transportadora ?

R. Ao faturar para esse cliente, na emissão da NFe será assumida essa transportadora.

 

146.E o campo Limite de Crédito Total ?

R. Define um Limite de Crédito para Compras a Prazo do Cliente. Se o que tem em aberto do cliente atingir o valor, será solicitado senha para poder faturar para o cliente.

 

147.E o campo Limite de Crédito Mensal ?

R. Se além do Limite de Crédito acima você quer definir um Limite Mensal, configure-o nesse campo. Ex. Um cliente tem um limite de crédito de R$ 1.000,00 sendo que não poderá ter parcelas maiores que R$ 200,00 por mês. Se você tentar vender ultrapassando essa condição será bloqueado e exigido senha para isso.

 

148.E o campo Código de Bloqueio ?

R. É um código de Bloqueio que você associa ao cliente. Ver as perguntas referentes ao Cadastro de Bloqueios de Clientes.

 

149.E o campo Código da Tabela de Preços ?

R. Se você vai trabalhar com o cliente em uma tabela de preços diferente do preço padrão do sistema, defina o código da tabela de preços que você vai trabalhar, aqui.

 

150.Como eu consigo transferir todos os clientes de um setor a outro ? Ex. Transferir todos os clientes do setor 1 para o setor 2.

R. Cadastros, Transferências entre Setores. Quando você descadastrar um usuário o sistema também procurará se existem clientes associados a ele e pedirá para você fornecedor um novo vendedor.

 

151.Como associo uma Foto a um Cliente ?

R. Clientes, Exibir, Imagens (ou menu de contexto, Imagens). Você deve ter uma webcam instalada na máquina para poder capturar as fotos. O campo Default serve para identificar a imagem padrão quando o sistema tiver que usar uma imagem automaticamente.

 

152.Como eu sei quais os clientes estão com Limite de Crédito estourados ?

R. Clientes, Relatórios, Limite de Crédito.  No faturamento, quando o cliente estiver com abertos acima de 95% por limite, será solicitado senha para faturar o pedido.

 

153.Qual relatório eu uso para saber os produtos que um cliente comprou ?

R. Clientes, Relatórios, Histórico de Produtos Comprados.

No Cash, pressione Control F10, depois Control P, e Histórico de Produtos Comprados ou Histórico Analítico de Cupons e Produtos.

 

154.Como sei quais são os clientes que não compram da loja há pelo menos 90 dias ?

R. Clientes, Relatórios, Sem Compra Há...

 

155.Como cadastro uma Categoria de Clientes ?

R. Cadastros, Categorias.

No Cash, Cadastros, Clientes, Categoria de Clientes.

 

156.Como associo essa categoria cadastrada a um cliente específico ?

R. Na ficha do Cliente, aba Dados Comerciais, campo Categ.Cliente.

No Cash, na ficha do cliente tem o campo categoria na 1ª. Tela.

 

157.Até quantas categorias eu posso associar a cada cliente ?

R. Até 5 categorias diferentes por cliente.

 

158.Como posso definir para um cliente uma data fixa para vencimento dos títulos dele ?

R. Na ficha do Cliente, na aba Dados Comerciais, tem o campo Dia Fixo de Vencimento. No Cash está também na ficha do cliente, logo na 1ª. Tela.

 

159.Como posso definir um desconto global, de forma que tudo o que o cliente compra vai com aquele desconto ?

R. Idem ao campo vencimento acima, porém o campo é o Desconto Padrão na Fatura.

 

160.Como posso definir descontos por seção para um cliente ?

R. Control F10, Ferramentas, Tabela de Descontos por Seção. Ou menu de contexto, Tabela de Descontos por Seção.

 

161.Como posso exportar os dados de um cliente ?

R. Control F10, Exportações, ou menu de contexto e Exportações.

 

162.Quais os formatos disponiveis para a exportacao ?

R. È possível exportar emails no formato do OutLook Express, Arquivos Texto, XLS, e também Sacados para o sistema COBCaixa da CEF.

 

163.Como faço para inicializar uma nova mala direta ?

R. Control F10 , Mala Direta, Ativa Mala Direta. Ativando você vai notar que aparecerá a primeira coluna como sendo a quantidade de etiquetas a imprimir. Novamente escolha Mala Direta, Demarcar, Todos.

No Cash, Cadastros, Clientes, Relatórios, Mala Direta e F3.

 

164.Como faço para incluir clientes em lote nessa mala direta ?

R. Você pode procurar os clientes um a um, dar ENTER no campo Qte.Etiq. e por a quantidade ou usar uma forma de marcação em lote clicando em Mala Direta, Marcar, Marcar em Lote. Observe os filtros que existem para essa opção.

No Cash, pode ser marcado um a um ou também através da marcação em lote, através da tecla Control ENTER.

 

165.Como eu cadastro tipos de bloqueios para clientes ?

R. Cadastros, Tabela de Bloqueios de Clientes.

 

166.Como eu associo um código de bloqueio a um cliente ?

R. Na ficha do cliente, aba Dados Comerciais, campo Código de Bloqueio. No Cash, além da Ficha do Cliente em Cadastros, Clientes, Clientes com Bloqueio, você pode editar em linha.

 

167.No que é útil associar Bloqueios de Clientes ?

R. No faturamento, em clientes com bloqueios associados será exigida uma senha para poder efetivar a venda ou o recebimento. Isso ajuda a evitar o faturamento indevido para clientes problemáticos.

 

168.Como eu cadastro condições de pagamento ?

R. Cadastros, Condições de Pagamento. No Cash, em Cadastros, Suporte às Vendas, Condições de Pagamento.

 

169.Quais os tipos de Venda padrão do sistema ?

R. São:

01        À Vista

02        Crediário

03        Cheque Pré

04        Cartão

05        Orçamento

06        Transferência Entre Filiais

07        Consignação

08        Convênio

 

170.Se eu quiser uma condição de pagamento, com 5 parcelas e cujo vencimento seja sempre o 5º dia útil  de cada mês, quais campos definem isso na condição de pagamento ?

R. Campo tipo da Venda você coloca o tipo, conforme pergunta anterior, campo Número de Parcelas, você põe 5, e campo Vencimento no Próximo dia útil você também põe 5.

 

171.Se eu quiser uma condição de pagamento com prazos de 30/45/60/75/90 Dias, como configuro os campos No. de Parcelas, Primeiro Vencimento à Prazo e Cadência ?

R. Coloque o tipo da venda, no campo Parcelas, você põe 5, campo Primeiro Vencimento à Prazo você põe 30 e campo cadência você põe 15. A cadência determina de quantos em quantos dias vai vencendo as demais parcelas a partir da primeira. É preciso uma cadência fixa. Não há como você cadatrar no sitema, por exemplo, uma condição com 30/34/37/49/60 dias porque ela não tem uma cadência fixa.

 

172.Se eu quiser uma condição de pagamento em 10 Parcelas e que acrescente 10% no total do pedido, o que configuro nos campos No. de Parcelas, Coeficiente de Acréscimo e Sobre o Total ?   Cadastre a condição e simule uma venda de R$ 100,00. Deverá totalizar R$ 110,00

R. Coloque o tipo da venda, campo parcelas com 10, Coeficiente de Acréscimo você põe 0,11 e sobre o total você põe “S”. Para determinar o Coeficiente de Acréscimo, parte do número 1, e acrescente o percentual desejado. No nosso caso, 1 + 10% = 1,10. Esse valor obtido, você divide pelo número de parcelas. No nosso caso 1,10 / 10 = 0,11.  O campo sobre o Total identifica se será calculado sobre o total da venda ou sobre as parcelas restantes quando houver entrada.

 

173.Se eu quiser uma condição de pagamento que acrescente 10% sobre cada produto, o que configuro no campo Desconto/Acréscimo. E se eu quiser uma que dê desconto de 10% a cada produto ?

R. Configure 10 no campo Desconto / Acréscimo. Se você quiser um Desconto, configure o valor -10 nesse campo.

 

174.Quais são as formas de pagamento padrão do sistema ?

R. Ver em Cadastros, Formas de Pagamento. O sistema sai de fábrica com os seguintes padrões

01        Dinheiro

02        Cheque

03        Ticket

04        Crediário

05        CHQ Pre Datado

06        Cartao Credito

07        Contra_Vale

 

175.Qual a diferença entre Tipo de Venda e Forma de Pagamento ?

R. O Tipo da Venda define como a venda foi feita. Ex. Foi uma Venda à Vista, Foi uma Venda Crediário, etc... A Forma de Pagamento determina como cada parcela de um título foi paga. Ex. Uma venda À Vista paga metade em Dinheiro e Metade em Cheque.

 

176.O que significa uma Venda em Aberto ?

R. Significa que o título entrou em aberto no Contas a Receber (CR) , ou seja, o cliente está devendo esse valor e deve quitá-lo posteriormente. Uma venda crediário, por exemplo, entra em aberto no CR. Quando o cliente vier pagar, você entra no Caixa, em Recebimentos, Crediário, e faz a baixa do título.

 

177.Para que serve a opção Cadastro, Status dos Títulos do CR ?

R. Define um “estado” para cada uma das parcelas de um Título. Por exemplo, você pode criar um Status “Protestado”, “Colocado em Cobrança”, “Não Recebível”. Depois em Contas a Receber, Adm. De Titulos, você associa esses Status nas parcelas dos títulos, conforme necessidade. Isso permitirá você fazer filtros desses títulos, tanto na Adm. De Títulos, quanto nos Recebimentos, quanto em Relatórios.

 

178.Como cadastro e altero um Banco ?

R. Cadastros, Bancos. Os bancos são usados no módulo Banco Movimento e também nas emissões de boletos para cobrança bancária.

 

179.Onde está o help caso eu precise configurar uma cobrança bancária para um cliente?

R. No documento “Manual de Configuração de Cobrança.doc” que está no FTP e na pasta manuais do UPDT.

 

180.Para que serve a opção Cadastros, Plano de Contas ?

R. Para você cadastrar as contas de aquisições, despesas, etc... e, nos relatórios, poder determinar o que gastou em cada conta.

 

181.Quais as Classes padrão do sistema no Plano de Contas ?

R. São

01        Aquisições                O que você compra para revender

02        Despesas                O que você gasta para manter a empresa funcionando

03        Capitalizações        Bens e Imobilizados

04        Movimentações        Movimentos sem alterar resultado de lucros

05        Receitas                Receitas obtidas com outras coisas que não vendas.

 

182.Como cadastro uma SubClasse chamada Funcionários e associo mais 3 contas nela. Ex. Salarios, FGTS e INSS ?

R. Como é despesa, deve ficar dependente da conta 2. Então cadastre primeiro uma SubClasse , tipo 2.01.00 com o nome de Funcionários. Depois você pode cadastrar as 3 contas citadas nos códigos, por exemplo 2.01.01 Salários, 2.01.02 FGTS e 2.02.02 INSS.

 

183.Para que serve a opção Câmbio ?

R. Se você ativar o Câmbio no sistema, você poderá associar valores na moeda que você escolheu (Ex. Dólar, Ouro, etc..) aos produtos, e com isso, diariamente, atualizar a taxa de câmbio e automaticamente ajustar os preços de venda dos produtos (ou o custo também).

 

184.Como faço para ajustar os preços de venda com base em uma cotação de moeda?

R. Cadastros, Câmbio, Ajustar Pr. Venda

 

185.Como faço para ajustar os preços de custo e venda com base em uma cotação de moeda ?

R. Cadastros, Câmbio, Ajustar Pr. Compra e Venda.

 

186.Como cadastro um Feriado ?

R. Cadastros, Feriados.  Os feriados basicamente são usados no módulo de cartão de ponto e nos vencimentos de títulos, quando você definir dia útil.

 

187.Qual a diferença entre Feriados Fixos e Móveis ?

R. Fixos são os feriados que acontecem todos os anos em uma determinada data. Ex. 1º. De Janeiro, 25 de Dezembro, etc.. Os móveis mudam a data conforme o ano. Ex. Carnaval. Nesse caso, todo ano, você deve atualizar a tabela de feriados para o dia correspondente.

 

188.Como cadastro uma Transportadora ?

R. Cadastros, Transportadoras. Basicamente essa tabela é usada em Notas Fiscais. Na ficha do cliente tem um campo que você pode definir uma transportadora específica para cada cliente.