CAT52 NFP Como Transmitir e Conferir os Arquivos Gerados

Topo  Anterior  Próximo

COMO TRANSMITIR OS ARQUIVOS DA CAT52 (NOTA FISCAL PAULISTA)

 

Os arquivos da CAT52 serão gerados automaticamente no ato da impressão da Redução Z.

Para transmitir os arquivos da CAT52 acesse o seguinte site:

 

http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br

 

Segue a imagem da página que irá surgir, ao se acessar o endereço acima.

 

 

Clique no link Acesso ao Sistema, localizado no menu esquerdo, da página web. Segue imagem destacando o local onde você deverá clicar.

 

 

Ao clicar nesse menu, irá surgir a seguinte página web.

 

 

Na página web acima, você deverá selecionar dentre as opções existentes, a de Contribuinte ICMS, e informar seu usuário e senha do Posto Fiscal Eletrônico, para poder transmitir os arquivos da CAT52 (Nota Fiscal Paulista).

 

IMPORTANTE: Para efeito de explanação dos procedimentos de transmissão dos arquivos da CAT52, as imagens das páginas web a seguir, são referentes as das páginas do acesso ao sistema de transmissão efetuadas pela opção de Consumidor. Essa medida foi tomada, a fim de resguardar informações pertinentes somente a empresa que as detém, e pelo fato da transmissão ser similar em ambos os casos. Ressaltamos que o responsável em transmitir os arquivos da CAT52 deve se ater em selecionar a opção Contribuinte ICMS, conforme citado anteriormente.

 

Ao entrar com o usuário e senha da empresa do Posto Fiscal Eletrônico, irá surgir a seguinte página web.

 

 

Clique no link Enviar Arquivo do menu superior da página web. Segue imagem destacando o local que você deverá clicar.

 

 

Ao clicar no link Enviar Arquivo, irá surgir a seguinte página web.

 

 

Imediatamente ao clicar no link Enviar Arquivo, como mostra imagem, irá surgir um menu suspenso, listando as seguinte opções: NF Modelo 2, Cupom Fiscal, clique no segundo link Cupom Fiscal.

 

Segue imagem destacando o local que você deve clicar.

 

 

Ao clicar no menu Cupom Fiscal, irá surgir a seguinte página web.

 

 

Clique no botão Procurar, que está em frente ao campo Selecione o arquivo, segue imagem da página web destacando o local que você deverá clicar.

 

 

Ao clicar no botão Procurar, localizado na frente do campo Selecione o arquivo, irá surgir a caixa de diálogo Escolher arquivo a carregar. Segue imagem destacando a caixa de diálogo que irá surgir, ao se clicar no botão Procurar.

 

 

Por padrão, os arquivos da CAT52 ficam armazenados no disco local C: do Meu computador, dentro da pasta CAT52. Comumente ao clicar no botão Procurar, a caixa de diálogo Escolher arquivo a carregar, irá abrir diretamente na pasta CAT52, bastando você clicar no arquivo da CAT52 que você irá transmitir.

 

IMPORTANTE: Se ao clicar no botão Procurar a caixa de diálogo Escolher arquivo a carregar, não abrir diretamente na pasta CAT52.

 

1ª Opção: Clique no botão Meu computador localizado no lado esquerdo da caixa de diálogo, em seguida de duplo clique no Disco local C: e posteriormente de duplo clique na pasta CAT52. Pronto você poderá selecionar o arquivo da CAT52 que irá transmitir. Segue imagem destacando o local que primeiramente você deverá clicar para selecionar o arquivo da CAT52 que será transmitido.

 

 

2ª Opção: Clique na alça de listagem () da caixa Examinar, selecione Disco local C: e em seguida de duplo clique na pasta CAT52. Pronto você poderá selecionar o arquivo da CAT52 que irá transmitir. Segue imagem destacando o local que primeiramente você deverá clicar para selecionar o arquivo da CAT52 que será transmitido.

IMPORTANTE: Por padrão o nome dos arquivos da CAT52, gerados automaticamente pelo aplicativo VCASH no ato da impressão da Redução Z, segue a seguinte formatação de nome: XXY12345.DMA, onde:

 

XX: refere-se ao fabricante da Impressora Fiscal, exemplo na Bematech (BE);
Y: refere-se ao modelo da Impressora Fiscal, exemplo na Bematech é a MP2100;
12345: refere-se aos últimos cinco dígitos do número do serial da Impressora Fiscal;
D: refere-se ao dia do movimento, de 1 – 9 e de A – V (ver tabela abaixo);

 

 

M: refere-se ao mês do movimento, de 1 – 9 e de A – C (ver tabela abaixo);

 

 

Selecionado o arquivo da CAT52 que será transmitido e clicado no botão Abrir, você deve clicar no botão Enviar.

 

Se a transmissão do arquivo ocorrer de forma correta, segue a página web que irá aparecer. Informando a você que transmissão do arquivo da CAT52 ocorreu com sucesso. Vale ressaltar que o mesmo ocorre com os arquivos rejeitados pelo sistema do governo.

 

Segue imagem da página web de uma transmissão do arquivo CAT52 realizada com sucesso.

 

 

Clicando no botão Acompanhar Processamento, você verifica informações completas do status do arquivo da CAT52 transmitido.

 

Segue imagem da página web do Acompanhar Processamento de uma transmissão realizada com sucesso.

 

 

IMPORTANTE: Sempre que for transmitido um arquivo da CAT52, aconselhamos a consulta do status desse arquivo, para verificar se tudo de fato ocorreu com sucesso, ou nas situações de alertas (que não é um erro) poder verificar que a transmissão, de fato (mesmo com alertas) foi realizada com sucesso.

 

Para consultar os arquivos da CAT52 transmitidos, no menu superior do página web clique no link Consultar no menu suspenso clique na opção Cupom Fiscal. Segue imagem da página web destacando o local que você deverá clicar.

 

 

Na caixa de listagem Consultar por, selecione o filtro que melhor se adequar a consulta que você irá fazer, a saber, são os filtros disponíveis: últimos envios, nº de protocolo, dia de envio e mês de envio. Segue imagem destacando a caixa de listagem Consultar por.

 

 

O sistema do governo retorna três tipos de status para a transmissão de arquivos da CAT52, seguem os status: validado com sucesso, validado com alertas e validado com alertas/ERRO.

 

Segue imagem da página web destacando o status, validado com sucesso. O status validado com sucesso indica que a transmissão do arquivo da CAT52 foi realizada com sucesso.

 

 

Segue imagem da página web destacando o status, validado com alertas. O status validado com alertas indica uma transmissão do arquivo da CAT52 realizada com sucesso, porém com alertas, que geralmente ocorrem por não preenchimento do campo unidade, ou quando não teve faturamento no dia em questão.

 

 

Segue imagem da página web destacando o status, validado com alertas/ERRO. O status validado com alertas/ERRO indica uma rejeição da transmissão do arquivo da CAT52.

 

 

Nos casos em que o status da transmissão do arquivo dor validado com alertas/ERRO, você deverá clicar no Nº Protocolo. Segue imagem da página web, destacando o local que você deverá clicar.

 

 

Ao clicar no Nº Protocolo do arquivo da CAT52 rejeitado pelo sistema do governo, irá aparecer a seguinte página web.

 

 

A imagem da página web acima mostra informações gerais do arquivo da CAT52 rejeitado pelo sistema do governo.

 

Nesses casos, no qual o arquivo da CAT52 (na transmissão) é rejeitado pelo sistema do governo, o procedimento a seguir, é gerar um novo arquivo, e retransmiti-lo (conforme a descrito anteriormente).