Compras

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1.Para que serve o módulo de Compras ?

R. Como o nome já diz, é um módulo que o ajudará a emitir seus Pedidos de Compras.

 

2.Como eu crio um Mapa de Faltas ?

R. Mapa de Faltas é um pedido de compras específico, que tem o Número do Pedido fixo em 000000. O propósito dele é levantar os itens que estão em falta na loja. Por falta entendemos aqueles itens que estão com o Estoque Atual abaixo do Estoque Mínimo definido na ficha do produto. Para criar um Mapa de Faltas, clique no ícone correspondente no rodapé ou menu de contexto e Mapa de Faltas.

 

3.Como eu crio um Mapa de Faltas somente das Seções Fraldas e Absorventes ?

R. Clique no ícone do Mapa de Faltas, quando o sistema perguntar se você deseja selecionar Seções específicas, diga que Sim, selecione as seções Fraldas e Absorventes (ou quaisquer seções que você queira) e pronto, será criado.

 

4.Como eu vejo os Itens de um Pedido ?

R. Observe que em Compas você tem a aba da Relação dos Pedidos e outra aba, Itens do Pedido de Compras.

 

5.Eu consigo imprimir um Pedido de Compras sem que  um gerente tenha assinado o pedido ?   Por Que ?

R. Não. Supostamente esse pedido não está aprovado ainda, então a impressão do Pedido de Comrpas em si fica bloqueada. Mas é possível emitir o relatório de Mapa Estatístico por exemplo.

 

6.Como crio um Pedido do Fornecedor Johnson e Johnson só com as Seções de Fraldas e Absorventes ?

R. Clique em Novo no ícone do rodapé, ou pressione Insert ou menu de contexto e Novo. No campo código do fornecedor, pressione HOME ou clique no botão de consulta, pesquise e capture o código da Johnson. Depois clique no botão “Levanta Produtos Dessas Seções”. Na janela que abrir escolha as seções Fraldas e Absorventes. Se houver mais informações a alimentar, alimente-as ou clique em Salvar. O sistema montará um pedido do fornecedor indicado e com todos os produtos das seções selecionadas.

 

7.Como crio um Pedido do Fornecedor Johnson e Johnson, sem puxar produto nenhum ?

R. Igual ao item anterior, mas não defina Fornecedor nenhum (deixe em zero) e nem defina seções. Será criado um pedido em branco, sem item nenhum associado. Depois peça para alterar e associe o fornecedor Johnson. Você poderá, a qualquer momento, incluir itens nesse pedido manualmente.

 

8.Como coloco em um Pedido quantidades nos itens, com base nas Faltas, automaticamente ?

R. Na aba de Itens do Pedido, menu de contexto (botão direito), Quantidades Automáticas, Quantidades pelas Faltas.  Lembrando que nesse caso o sistema preencherá as quantidades dos itens cujo estoque atual esteja menor que o estoque mínimo definido, a cada produto.

 

9.Como elimino de um Pedido todos os itens que estão com quantidade zero ?

R. Na aba de Itens do Pedido, menu de contexto (botão direito), Exclui Qtdes Zeradas.

 

10.Pra que serve a opção “Exclui Itens que já estão em outros Pedidos” na grid dos itens do Pedido ?

R. Se você tem em um pedido por exemplo o item Isqueiro Bic Branco, ao usar essa opção, o sistema vai eliminar esse item dos outros pedidos que ainda não foram enviados aos fornecedores. Isso é útil para você não ficar pedindo o mesmo produto mais de uma vez.

 

11.Como transfiro itens de um Pedido para outro ?

R. Na aba Pedidos de Compras, menu de contexto, Unificar este Pedido a Outro Pedido. Todos os itens constantes nele serão transferidos e o pedido será excluído.

 

12.Como Unifico vários Pedidos de um Fornecedor em um Único Pedido ?

R. Na aba Pedidos de Compras, menu de contexto, Unificar Pedidos do mesmo Fornecedor. Todos os pedidos do mesmo fornecedor que o pedido selecionado serão unificados em um único pedido. Isso é útil, por exemplo se você faz cotações diferentes conforme as seções. Depois de definidos e criados os vários pedidos, você vai unificando os fornecedores iguais. Pedidos de Compras que já tenham a marca de enviado ao fornecedor não serão unificados.

 

13.Se um Pedido está com o “Enviado ao Fornecedor” marcado com algum valor, ele também será Unificado, cfme. questão acima ?   Por Que ?

R. Não. Porque o pedido já estava com o fornecedor e você está criando agora novos pedidos. Se você quiser que unifique, tire a marca de Enviado ao Fornecedor.

 

14.O que são as Cotações de Fornecedores ?

R. Você levanta todos os itens que deve comprar, seja através do Mapa de Faltas ou qualquer outra forma. A partir de então, você pode marcar o campo “Publica como Cotação para Fornecedores”. Os fornecedores que normalmente lhe fornecem preços terão um código e uma senha. Então você disponibiliza um micro de forma que eles possam entrar nessa cotação e digitar os seus próprios preços. A partir do momento que todos forneceram preços, você entra na cotação e, item a item, analisa os preços de todos e define de quem você vai comprar o produto.

 

15.Como identifico no módulo de Compras, que um pedido fará parte das cotações de fornecedores ?

R. Na ficha do pedido, no campo “Publica como Cotação para Fornecedores”.

 

16.O que um Fornecedor precisa ter para poder participar das Cotações ?

R. Estar cadastrado no sistema e ter uma Senha. Essa senha é definida em Cadastros, Fornecedores.

 

17.O que eu preciso providenciar para que meus Fornecedores possam me fornecer preços ?

R. Um micro de forma que o Fornecedor, usando seu código e senha, possa abrir a cotação e definir os seus preços para cada item.

 

18.Pra que serve a opção “Cotação de Preços Manual” na grid dos Itens do Pedido ?

R. Per        mite que você digite os preços dos seus diversos fornecedores para aquele item. Se você definir os preços de diversos fornecedores para os itens de um pedido, ao editar esses itens você estará vendo quais e de quem são os preços mais baratos. É o mesmo esquema da cotação de fornecedores, é armazenado no mesmo lugar, só que em vez dos vendedores das distribuidoras digitarem os preços é você quem digita.

 

19.O que é o Mapa Estatístico no menu Relatórios ? Pra que é útil ?

R. È um relatório que mostra os itens a serem comprados, estoque atual, estoque mínimo e últimas vendas. É útil quando o comprador não é a pessoa que opera o micro. Então você imprime o relatório, passa para o comprador, ele anota as quantidades, alguém as alimenta no micro e imprime o pedido definitivo para ser passado ao fornecedor.

 

20.O que é a Grade de Concorrência no menu Relatórios ? Pra que é útil ?

R. È um relatório em forma de grade que pode ser impresso e deixado para os vendedores das distribuidoras preencherem seus preços para cada produto. É como a cotação para fornecedores, só que sem o micro.

 

21.Pra que serve a opção Enviar email para Aprovar, no menu Relatórios ?

R. Quando a pessoa que aprova os pedidos de compras não está presente, pode ser enviado um email para ela com os dados do pedido. Ela analisa, e passa o email efetivamente para o fornecedor.

 

22.Pra que serve a opção Envia email com Pedido no Corpo ?

R. Para enviar o pedido para o Fornecedor, via email.

 

23.O que é o pedido-padrão chamado Bloco de Faltas ?

R. É um pedido com finalidade específica, de número fixo em 000001.

Conforme os vendedores da empresa estão vendendo, eles percebem quando um item está acabando ou acabou de vez. Então, através da tecla quente ALT B eles podem anotar esse item no Bloco de Faltas, que é esse pedido sobre o qual estamos falando agora. O Comprador deve ficar sempre analisando esse pedido, e vendo o que efetivamente ele vai comprar.

 

24.No que o Bloco de Faltas é útil ?

R. Dá mais dinâmica às Compras porque conforme os vendedores percebem que o item está acabando já vão solicitando recompra. Muitas empresas tem o bloco de faltas como um bloco físico mesmo, em papel. O nosso bloco de faltas é igual, só que é eletrônico.

 

25.Como ativo marcação automática de itens no Bloco de Faltas ?

R. Configure em Configurações Globais, Vendas, Verifica Estoque Mínimo e Bloco de Faltas nas Vendas. Marcação Automática.

 

26.Como ativo marcação no Bloco de Faltas com análise do operador antes de incluir ?

R. Configure em Configurações Globais, Vendas, Verifica Estoque Mínimo e Bloco de Faltas nas Vendas. Abre Bloco.