Configurar Impressora Bematech MP20/25/50 FI

Topo  Anterior  Próximo

Configurar impressoras fiscais Bematech MP – 20/25/50 FI

 

O Cash não se comunica automaticamente com as ECFs matriciais da Bematech. Ele usa um programa da própria Bematech, chamado BematechMonitor, tanto para comunicar-se quanto para fazer a geração dos arquivos da Nota Fiscal Paulista. Segue abaixo então os passos para o processo completo.

 

A primeira coisa a ser feita para configurar esse tipo de impressora é adicionar um destes modelos no sistema pressionando a tecla F2 na tela de manutenção das impressoras para obtermos as configurações padrões, veja:

 

 

Após isso vamos configurá-la de acordo com o cliente.

 

IMPORTANTE:

 

Mude os campos “Nome da Impressora” e “Modelo da Impressora” (este último está na 2ª pagina de configurações) para o modelo certo. O Cash por padrão coloca o nome de ECF Bematech MP50FI 2Est, como visto na imagem acima, mude para o modelo certo, por exemplo:

ECF Bematech MP25 FI no Nome e MP25FI-II no campo Modelo

 

Na segunda página de edição da impressora o que temos de fazer é mudar a porta de comunicação para MON1, no campo “Pasta Troca/Arqs CAT-52” digite C:\cat52, ou o diretório que preferir (não se esqueça de criar esta pasta no diretório especificado com o mesmo nome (Ex cat52). Mude também o Modelo conforme descrito acima (ex. MP25FI-II ou MP20FI-II). Se desejar mude o campo “N° de linhas entre cupons” de 10 para 4, economizando as bobinas do cliente.

 

Acompanhe:

 

 

As configurações no sistema estão completas, porém, isso não é o suficiente, temos de instalar e configurar o BematechMonitor, ele que vai fazer a comunicação entre a impressora e o sistema, por isso colocamos MON1 na porta da impressora, MON de Monitor.

 

Navegue até a pasta UPDT de seu computador ou pendrive, acesse a pasta Bematech e copie todo o conteúdo da pasta para a pasta c:\windows\system32.

 

Depois navegue até a pasta  c:\windows\system32 e dentro desta pasta clique com o botão direito do mouse no ícone BematechMonitor e mande-o para a área de trabalho. Veja:

 

 

 

Quando executar o BematechMonitor pela primeira vez, ele ficara rodando na barra de notificação ao lado do relógio, de dois clicks nele e vamos configurá-lo.

 

Para configurar o BematechMonitor são necessários quatro passos:

Execute o programa, e clique em configurações, na janela que se abrir marque as duas primeiras caixas de dialogo () que são “Executar quando o WINDOWS for iniciado” e “Start automático quando executar o driver”.
No campo do diretório digite c:\cat52 ou o diretório que foi configurado no campo “Pasta Troca/Arqs CAT-52” no cash.
Abaixo temos de indicar ao Bematech Monitor qual a porta de comunicação que a impressora esta conectada fisicamente, COM1, 2, 3 ou 4.
Ao lado da porta de comunicação temos em qual situação o Bematech Monitor estará sendo executado, no modo Janela ou no modo Relógio, selecione relógio para que o programa seja executado na barra de notificação perto do relógio.

 

Ficara assim:

 

           

 

Clique em ok.

 

Na janela principal do programa temos uma opção chamada “Testar impressora” clique nela para que o BematechMonitor faça comunicação com a impressora.

 

 

Caso retorne algum erro, verifique os cabos de conexão, e reveja as configurações, algo esta errado!

 

Após feito isso, temos apenas mais um passo, verificar se o arquivo BEMAFI32, copiado na pasta c:\windows\system32 está configurado corretamente, clique com o botão direito do mouse e depois clique em editar que abrirá um bloco de notas com varias informações as quais devem ser idênticas  à figura abaixo com exceção da porta de comunicação (no exemplo está COM1, mas poderá estar, COM2, COM3, COM4) e/ou Path= (no exemplo está C:\CAT52, mas poderá esta D:\CAT52, F:\CAT52). Verifique especialmente os campos das seções [SoftwareHouse] e [ECF]

 

 

Importante:

 

Caso este arquivo não esteja configurado corretamente como mostra a imagem acima, os cupons de sua impressora fiscal serão emitidos normalmente, porém os arquivos da portaria Cat-52 (Nota Fiscal Paulista), não serão gerados.

 

Feito essas alterações, configure um terminal no cash com ECF contento a impressora configurada (CLIQUE AQUI  PARA SABER MAIS SOBRE CONFIGURAÇÂO DE TERMINAIS), execute o Cash com o terminal configurado. Abra o caixa e tire uma Leitura em X. Se ela for emitida suas configurações estão completas, se receber mensagens de erros na execução do sistema ou para emitir a leitura em X, verifique novamente todas as configurações aqui descritas.

 

Os arquivos a serem enviados ao site da receita federal são gerados automaticamente pelo Bematech Monitor, na pasta c:\cat52, ou no diretório especificado no campo “Pasta Troca/Arqs CAT-52” dentro do sistema.

 

É muito importante que nos primeiros dias você verifique com seu cliente se esses arquivos da Nota Fiscal Paulista estão mesmo sendo gerados, pois não é possível gerá-los posteriormente.