Clientes em Linha - Campos Relativos a Tributação

Topo  Anterior  Próximo

Os conteúdos dos campos fiscais, como Código de Tributação, CFOP, CST, CSOSN e outros, é variável conforme o regime da empresa, a operação fiscal e outros dados. Portanto, se você não sabe ou desconhece a informação a ser cadastrada, consulte o departamento fiscal de seu escritório de contabilidade. Eles têm conhecimento de causa em questões fiscais e estarão aptos a indicar as informações corretas. O fato de o sistema aceitar determinados conteúdos não significa que eles estão corretos para cada situação.

 

Clientes em Linha – Campos Relativos à Tributação

Essa opção permite que você facilmente administre todos os campos que tem a ver com tributações e emissão de NFs , em relação aos clientes.

Dica: a tecla F4 repete o último valor digitado para cada campo. Então se você vai alterar, digamos, 10 clientes colocando a mesma cidade, ou CEP, ou cód. IBGE, ou qualquer campo alterável, você simplesmente altera o primeiro registro, depois navega na tabela com as setas e vai pressionando F4 que o valor vai se repetindo. Isso também é padrão no sistema para todas as tabelas que tenham alteração em linha.

Após, clicar no menu correspondente teremos então uma nova tela como mostra a imagem abaixo:

Praticamente todos os campos são alteráveis. Você pressiona ENTER, o campo se abre, você digita a informação e pressiona ENTER de novo para gravar.  Os botões Novo , Altera e Ficha abrem o cadastro do cliente que está sob o cursor caso você queira cadastrar um novo cliente ou alterar um existente , ou consultar seus dados.

Para pesquisar clientes, comece digite as iniciais do nome, o código, ou clique em um dos Modos de Pesquisa e digite o conteúdo no campo de pesquisa.

Campos e significados:

PF/PJ:     Pessoa Física ou Jurídica, indique F ou J conforme a natureza do cliente.

CidIBGE: Código da cidade e da UF do cliente no IBGE. Obrigatório para emissão de NFe.

Aliq: Somente para Clientes de fora do estado. Cadastre o código tributário relativo à UF do cliente. Ex. Minas Gerais que é 12% a alíquota interestadual, o código é 03. Depois de pressionar ENTER para alterar pressione HOME para consultar e capturar o código da tributação.

AtivaST: Identifica se o faturamento para o cliente deve destacar o ICMS-ST se você é substituto ativo. Configure “S” se deve ou configure “R” caso deva e se os produtos que tem redução de base (Decreto 49113 e 48042) devem ter o ICMS-ST calculado com redução apenas da base própria (ICMS-ST fica maior). Caso contrário deixe em branco.

Modelo do DANFE:  0 ou 1 = Padrão.  2 = Além do arquivo XML o sistema gera também um arquivo PDF do DANFe para as NFes faturadas para o cliente.

SuperSimples: “S” se o cliente é do Simples Nacional. Branco caso contrário.

Consumidor Final: “S” se o cliente compra produtos de você para consumo próprio (ou se é pessoa física). Branco caso contrário.

Órgão Público: “S” se o cliente é órgão público. Você também pode usar, para diferenciar, em vez de “S”, “M” para Municipal, “E” para Estadual ou “F” para Federal. Branco caso contrário.

Aliq.ISS: Alíquota do ISS se diferente do padrão do cadastro de produtos. Zero caso contrário

ISSRetido: “S” se deve ser calculado ISS retido para o cliente. Branco caso contrário.

Inativo: “S” caso o cliente esteja Inativo, ou caso você queira marcá-lo como Inativo. Branco caso contrário.

CNAE: Digite o Código da Atividade do cliente. Você pode também consultar em http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

ST PisCofins: Digite a Situação Tributária do PIS/COFINS para o cliente, caso seja diferente do padrão definido na ficha de cada produto. Branco caso contrário.

Para os outros campos não mencionados o próprio nome define seu conteúdo. Em relação ao Fone, o padrão da NFe é 99 9999-9999. Ex.  19 3408-0161

Procure cadastrar todos os dados em Maiúsculas e Sem Acentos para facilitar pesquisas e relatórios.

Todos esses campos também estão disponíveis na ficha dos clientes, nas abas Principal e Dados Comerciais. Pressione Control F10 para ter acesso aos clientes em qualquer ponto do sistema.

no seu teclado em cima da parte de Código do IBGE: teremos a seguinte janela:

Escolha a cidade que corresponda ao seu cliente e clique em capturar código:

Depois de selecionar e capturar o código da cidade seu cliente ficara como na imagem abaixo:

Vamos agora trocar a Alíquota padrão para esse cliente, verifique sempre com seu contador ou seu escritório contábil se é necessário que isso seja feito.

 

Aqui é a mesma coisa selecionamos o campo da Alíquota e apertamos enter depois home.

Termos a seguinte janela mostrada abaixo:

Escolha a Alíquota que serve para o seu cliente e de enter.

Depois de feita a alteração seu cliente ficará como a imagem abaixo:

No campo Ativa ST: teremos a opção para ativar ou não uma situação tributária, em alguns casos existe situações com redução de base, confirme com seu contador ou seu escritório contábil se existe necessidade de você usar algo do tipo.

Esse campo só deve ser alimentado se o cliente tem um CNPJ e se Não é Órgão Público nem Consumidor Final dos Produtos.
Valores Possíveis:
N Não Fatura com Substituição
S Fatura com Substituição. Em Bases Reduzidas, Reduz as Bases Próprias e Substitutas.
R Fatura com Substituição. Em Bases Reduzidas, Reduz Somente a Base Própria.
P Não fatura com Substituição mas Cobra a Diferença de Alíquota e demonstra nos campos Base ICMS ST e ICMS ST da NF-e (este caso é válido somente para clientes de fora do estado).

Na imagem abaixo temos a AliqISS:

% de Alíquota de ISS dos serviços prestados ao cliente, se estiver fora do padrão da cidade da loja.

Retém o ISS ao faturar para o Cliente:

Cliente esta Inativo? Você pode colocar nesse campo sim:

CNAE : Cód. da principal Atividade Econômica do Cliente. Verifique no cartão do CNPJ ou consulte aqui: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp/

STPis e ST Cofins : Código da Situação Tributária do Pis/Cofins do Produto:

Depois de feitas as alterações é só clicar em Sair.