Seções

Topo  Anterior  Próximo

SMenu de Seções

 

       As seções dos produtos servem para você dividir o seu cadastro de produtos em seções, permitindo a você, desta forma, tirar relatórios, acertar preços e outras funções por classes de produtos, sem precisar referir-se à esses produtos um a um.

 

Aqui podemos encontrar o menu de seções, para entrar no mesmo local pressione em conjunto o Ctrl+F12:

Quando você clicar em Seções ou pressionar o Ctrl+F12 aparecera uma nova janela como a imagem abaixo:

Aqui você terá varias possibilidades de ações como:

Clicando em Novo: você poderá criar uma nova seção.
Clicando em Altera: você poderá alterar uma seção já existente.
Exclui: excluir uma seção já existente
Relatórios: Nesse menu você poderá retirar relatórios das suas seções.

Clicando em Novo ou Altera basicamente teremos os campos abaixo:

O Código da seção não precisa ser alterado, o sistema automaticamente gera, sempre observando quais são os códigos livres. Mas se você quiser, você também pode definir um código conforme o que você esteja querendo organizar.

A Sub. Seção pode ser utilizada amarrar os produtos de uma determinada sub seção a uma seção aonde poderemos alterar e criar novos produtos.

Nome da Seção dos Produtos a Cadastrar, com 30 Digitos.

Define se, ao vender os produtos cadastrados na seção haverá a correspondente baixa na quantidade em estoque. Às vezes você poderá ter produtos ou serviços onde o controle de estoque não é aplicável. Neste caso, você selecionará o Campo Não desse menu.

 

Tipo Serviços: O produto é algum tipo de Prestação de Serviços. Este Código é utilizado para a impressão de NFs de quando o sistema fará uma checagem dos produtos para não permitir impressão de itens indevidos. Usado em ECFs também para Controle de Impostos. Além disso, você pode definir, nos terminais de venda, filtros de forma que os produtos de matérias primas ou só encomendas não apareçam na pesquisa normal dos produtos.

Tipo Material p/ Revenda: Tipo de produto ou material usado em Revenda.

Tipo Só Encomenda/Inativos: Produtos Inativos / Só Sob Encomenda. Normalmente ficarão invisíveis nas consultas de produtos, Nas consultas aperte Ctrl + F9 e Faturamento, use ALT R para controlar a visibilidade desses tipos. Por padrão os Inativos abrem invisíveis.

Tipo Materia Prima: Usado para produtos que são matérias primas.

Define o percentual padrão da Margem de Comercialização para essa linha de produtos ( MARK UP ). Este percentual é utilizado ao cadastrar  novos produtos, quando a mesma é carregada no campo correspondente do cadastro de produtos.

Garante um Markup Mínimo para os produtos da seção.  Será checado ao cadastrar produtos, Entradas de NFs e na Venda, sendo regidos pelo código 0124 de Autorização de Acesso.

Você pode também pode colocar um funcionário responsável por essa seção que esta sendo criada.

 

MTs: Se você utiliza Microterminais, e vai conectar uma impressora ao mesmo para que os produtos vendidos sejam impressos em algum local especifico da loja (como a cozinha, por exemplo), cadastre o código do Microterminal, deixe em 0 (zero). Se você não possui mais de uma impressora possível para um mesmo produto, cadastre 55 neste campo e, na configuração de cada Microterminal ( conforme UTILITARIOS -> CONFIGURA SISTEMA -> TERMINAIS com você entrando um código de Terminal para MicroTerminais), você deve definir para o mesmo onde é sua impressora padrão.

Tábua de Comandas: Usada com o CashICMD.EXE se você definir um nome de Impressora na Rede ou uma Porta, ao passar o produto na Tábua de Comandas, imprime pequena orde de Produção na impressora definida. O CashICMD.EXE deve estar  instalado. Avanço define quantas linhas avança no final do cupom da OP. EX: recurso: \\maquina\impressora COM1 LPT1 USB2  e qualquer outro nome de recurso válido no Windows.

Imprime MT/CMD/Ambos: o NetName e Avanço acima atuam nos MTs (M), na Tábua  de Comandas (C), em ambos (A), ou no final da Venda (V) pelo faturamento normal.

Se você definir um código de impressora, a Ordem de Produção será impressa expandida senão em modo normal. O avanço de linhas também obedece a definição da impressora.

Você pode também definir uma foto para seção.

Esse campo é usado junto com o CashICMD.exe, se você definir uma impressora padrão na tabua, a mesma irá imprimir uma pequena ordem de produção.

o NetName e Avanço ao lado atuam nos MTs (M), na Tábua  de Comandas (C), em ambos (A), pelo faturamento normal.

Se você utiliza Microterminais, e vai conectar uma impressora ao mesmo para que os produtos vendidos sejam impressos em algum local especifico da loja (como a cozinha, por exemplo), cadastre o código do Microterminal, deixe em 0 (zero). Se você não possui mais de uma impressora possível para um mesmo produto, cadastre 55 neste campo e, na configuração de cada Microterminal ( conforme UTILITARIOS -> CONFIGURA SISTEMA -> TERMINAIS com você entrando um código de Terminal para MicroTerminais), você deve definir para o mesmo onde é sua impressora padrão.

Essa é uma regra de negócio que define se você, ao faturar 2 ou mais produtos de uma mesma seção, deseja que o preço de todos eles se igualem em relação ao maior preço dos produtos daquela seção. Ex. ½ Pizza de Muzzarella e 1/2 Atum, e o sistema põe para ambas o preço da de Atum, que é a mais cara.

E por fim você pode Salvar depois de tudo preenchido corretamente e de acordo com suas necessidades, ou simplesmente cancelar, depois que você salvou sua nova seção é só clicar em Sair.