Cobrança

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O menu “Cobrança” em “Notas Fiscais”, tem por objetivo a emissão de boletos de cobrança simples ou registrada, bem como a geração da remessa da cobrança registrada que, após, deverá ser transmitida ao banco. Esse mesmo processo existe, e é idêntico,  em Contas a Receber, Administração de Títulos onde nesse caso você poderá fazer as mesmas funções só que para os seus cupons fiscais emitidos.

 

 

Após cadastrar um banco (dúvidas sobre cadastro de bancos, acesse) você poderá passar a emitir seus boletos de cobrança através do sistema, evitando o trabalho de ter que redigitar os valores no sistema do banco. Vamos agora ver as funções de todas as opções do menu “Cobrança”.

 

 

CNAB Inicializa Arquivo – está opção inicializa o arquivo de cobrança registrada. Após inicializá-lo você deverá incluir os títulos dos quais deseja gerar boletos para concluir a geração do arquivo e, após, transmiti-lo ao seu banco. Ao clicar nesta opção será exibida a seguinte mensagem:

 

 

Clique em “OK” e será exibido seu cadastro de bancos para seleção:

 

 

Selecione o banco desejado com duplo clique, selecionando-o e pressionando “ENTER” ou ainda clicando em “Captura Código”.

 

Após selecionar o banco, o sistema irá reexibir o módulo notas fiscais para que você selecione os títulos que deseja gerar boletos. Para isso vamos à segunda opção do menu “Cobrança”, “CNAB Inclui Título”.

 

 

CNAB Inclui Título – Esta opção serve para incluir os títulos para geração de boletos de cobrança registrada, para isso, selecione o título desejado e, após, vá até o menu cobrança e selecione a opção “CNAB Inclui Título”, ou utilize o atalho do teclado “CRTL+INSERT”. Será exibida a janela abaixo:

 

 

Inclua quantos títulos desejar, repetindo o processo. Após, você deverá gerar o arquivo de cobrança, como será mostrado mais abaixo.

 

 

CNAB Exclui Título – Esta opção serve para excluir títulos já inclusos no arquivo de cobrança registrada, para isso, selecione o título desejado e, após, vá até o menu cobrança e selecione a opção “CNAB Exclui Título”. Será exibida a janela abaixo:

 

 

Exclua quantos títulos desejar, repetindo o processo.

 

 

CNAB Visualiza Títulos Selecionados – Esta opção serve para visualizar os títulos inclusos no arquivo de cobrança registrada.

 

 

CNAB Inclui título Conciliado – Está opção serve para casos de clientes que compram durante um determinado período e, após, é enviado um único boleto de fechamento, incluindo todos os títulos do período.

 

 

Cliente – Selecione o cliente digitando seu código diretamente no campo, ou clique no botão de pesquisa e selecione-o diretamente em seu cadastro de clientes.

 

Período – Selecione o período inicial e final de emissão dos títulos.

 

Levanta também as Já Baixadas – Marque para incluir na listagem títulos que foram baixados no contas a receber.

 

Levanta também as já com boletos emitidos – Marque para incluir na listagem títulos que já tiveram boletos emitidos.

 

Só as que estão Abertas no CR - Marque para incluir na listagem apenas títulos que estão em aberto no contas a receber.

 

Após fazer o filtro, clique em “Confirmar” para fazer a busca. O sistema exibirá abaixo os títulos encontrados, como mostrado na imagem a seguir.

 

 

- Caso não queria emitir o fechamento com todos os títulos listados, selecione o título que deseja excluir e clique em “Exclui Título da Lista”.

 

Em “Dados do Boleto” você poderá visualizar os dados do boleto, como a quantidade de títulos e Prazo Médio, bem como alterar a quantidade de parcelas que deseja fazer este fechamento, como mostrado na imagem abaixo.

 

 

 

Qtde. de Títulos – mostra a quantidade de títulos que serão inclusos no boleto.

PrzMédio – mostra o prazo médio de vencimento dos títulos incluídos no boleto.

Qtde Parcelas – você pode definir a quantidade de parcelas que deseja emitir para os títulos.

Valor Total – mostra o valor total dos títulos incluídos no boleto.

Obs Adicional – você pode definir uma observação adicional.

 

Em “Vencimentos” são exibidos os dados das parcelas que você definiu para os títulos. Caso você deseje alterar a data de vencimento das parcelas, altere diretamente no campo vencimento, clicando sobre o campo, digitando a nova data e confirmando com “ENTER”.

 

 

Após concluir, você poderá Gerar o boleto, imprimir uma duplicata, um recibo ou uma nota promissória, clicando nos respectivos botões mostrados abaixo.

 

 

Ao selecionar a opção boleto o sistema irá gerar um arquivo .PDF na sua área de trabalho contendo o boleto e o arquivo de remessa, que deverá ser transmitido para o banco. Veja os passos abaixo.

 

 

Clique em “OK” para confirmar a geração do arquivo ou em “Não” para cancelar.

 

 

Clique em “OK” para confirmar.

 

Após, você poderá imprimir o boleto e encaminhar para seu cliente e deverá transmitir o arquivo de remessa para o banco, para que a cobrança seja registrada.

 

 

Inclui Faixa de Nos. De NFs – está opção serve para incluir diversas notas fiscais para emissão dos boletos de uma só vez. Para isso, defina a numeração inicial e final das notas que deseja gerar boletos e clique em confirmar. Ao fazer isso, serão inclusas todas as notas fiscais dentro da faixa de numeração selecionada. Após, você deverá gerar o arquivo de cobrança, como será mostrado abaixo.

 

 

 

CNAB Gera Arquivo Cobrança – Esta opção serve para gerar o arquivo de remessa e o .PDF dos boletos. Ao clicar nesta opção, será exibida a mensagem abaixo.

 

 

Clique em “OK” para confirmar a geração do arquivo ou em “Não” para cancelar.

 

 

Clique em “OK” para confirmar.

 

Após, você poderá imprimir o boleto e encaminhar para seu cliente e deverá transmitir o arquivo de remessa para o banco, para que a cobrança seja registrada.

 

CNAB – Relat. Títulos Lote Fechado – Esta opção gera um relatório onde serão exibidos dados dos títulos inclusos até o momento no arquivo de remessa. Muito útil para que você possa conferir se os títulos foram incluídos corretamente. Ao clicar nesta opção será exibida a janela abaixo, para que você selecione o arquivo e visualize os títulos constantes nele.

 

 

Selecione o arquivo do local de salvamento (por padrão os arquivo serão salvos na pasta do CASH\CNAB\”nº do banco”\”arquivo.rem”), clique em “Abrir” e o relatório será exibido.

 

 

CNAB – Relat. Arquivo Retorno – Esta opção gera um relatório onde serão exibidos dados dos títulos constantes em um arquivo de retorno gerado pelo sistema do banco. Ao clicar nesta opção será exibida a janela para seleção do banco, como mostrado na imagem abaixo:

 

 

Após selecionar o banco, clique em “Captura Código”. Será exibida a janela abaixo, para que você selecione o arquivo de retorno do banco.

 

 

Selecione o arquivo do local de salvamento, clique em “Abrir” e o relatório será exibido.

 

 

Boleto Cobrança Simples – Está opção serve para a emissão de um boleto de cobrança simples (sem registro). Para isto, após selecionar o título, clique nesta opção e o boleto será gerado.

 

 

Boleto Conciliado Cobrança Simples – Está opção serve para casos de clientes que compram durante um determinado período e, após, é enviado um único boleto de fechamento, incluindo todos os títulos do período.

 

 

Cliente – Selecione o cliente digitando seu código diretamente no campo, ou clique no botão de pesquisa e selecione-o diretamente em seu cadastro de clientes.

 

Período – Selecione o período inicial e final de emissão dos títulos.

 

Levanta também as Já Baixadas – Marque para incluir na listagem títulos que foram baixados no contas a receber.

 

Levanta também as já com boletos emitidos – Marque para incluir na listagem títulos que já tiveram boletos emitidos.

 

Só as que estão Abertas no CR - Marque para incluir na listagem apenas títulos que estão em aberto no contas a receber.

 

Após fazer o filtro, clique em “Confirmar” para fazer a busca. O sistema exibirá abaixo os títulos encontrados, como mostrado na imagem a seguir.

 

 

- Caso não queria emitir o fechamento com todos os títulos listados, selecione o título que deseja excluir e clique em “Exclui Título da Lista”.

 

Em “Dados do Boleto” você poderá visualizar os dados do boleto, como a quantidade de títulos e Prazo Médio, bem como alterar a quantidade de parcelas que deseja fazer este fechamento, como mostrado na imagem abaixo.

 

 

 

Qtde. de Títulos – mostra a quantidade de títulos que serão inclusos no boleto.

PrzMédio – mostra o prazo médio de vencimento dos títulos incluídos no boleto.

Qtde Parcelas – você pode definir a quantidade de parcelas que deseja emitir para os títulos.

Valor Total – mostra o valor total dos títulos incluídos no boleto.

Obs Adicional – você pode definir uma observação adicional.

 

Em “Vencimentos” são exibidos os dados das parcelas que você definiu para os títulos. Caso você deseje alterar a data de vencimento das parcelas, altere diretamente no campo vencimento, clicando sobre o campo, digitando a nova data e confirmando com “ENTER”.

 

 

Após concluir, você poderá Gerar o boleto, imprimir uma duplicata, um recibo ou uma nota promissória, clicando nos respectivos botões mostrados abaixo.

 

 

Ao selecionar a opção boleto o sistema irá gerar um arquivo .PDF com os boletos para que você imprima e encaminhe a seus clientes.

 

 

Seleciona/Troca Banco – está opção serve para que você selecione o banco com o qual deseja trabalhar.