Ordem de Serviço

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Controla as Ordens de Serviço da Empresa. Ao entrar no mesmo, será  apresentada a Tabela com as OSs pendentes. No rodapé tem um menu com as funções disponíveis.

 

OBS: Para habilita o modulo de OSs, no menu Ferramentas -> Configurações Globais -> Genéricas -> “Habilita Ordem de Serviço.” Marque essa opção;

 

Clicando em Ordem de Serviço irá exibir a seguinte imagem;

Na aba “OSs” exibirá a imagem abaixo;

Na barra logo abaixo das OSs cadastradas possui alguns botões, entre eles:

 Cadastra uma nova OS;

Alterar uma OSs cadastrada;

 Insere uma Requisição de peças para OS, (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE REQUISIÇÃO DE PEÇAS);

Exclui OSs cadastrada;

Mostra a OSs cadastrada, porem não consegue alterar nenhum dado da OSs;

Exibe as opções para filtrar uma OSs (Ctrl+L) (CIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE FILTRO DE OSs)

 Relatórios de OSs; (Crtl+P), (CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE RELATÓRIOS DE OSs);

Fatura uma OS; (F10);

 

Cadastrando uma Nova OSs;

Para cadastrar uma nova OSs, clique no botão ou pressione o botão insert do teclado;

Na aba “Dados” temos a seguintes opções;

Dados básicos da Ordem de Serviço

OS: Campo atribuído pelo sistema, no momento da inclusão da OS;

Emissão: Campo atribuído pelo sistema, na hora da inclusão da OS;

Hora: Campo atribuído pelo sistema, na hora da inclusão da OS;

Dados Complementares

Clientes: Defina o cliente que será feita a OS;

Autorizado Por: Preencha este campo quando o Serviço for Aprovado pelo cliente;

 

Cidade: Campo preenchido de acordo com cadastrado do cliente no sistema, se não houver pode colocar a cidade do cliente nesse campo;

 

Telefone: Campo preenchido de acordo com cadastrado do cliente no sistema, se não houver pode colocar o telefone do cliente nesse campo;

 

Em: Defina o dia que cliente autorizou a OS;

 

Dados do Item para Manutenção

Item: Item e dados associados que estão entrando para orçamento, defina o Item da sua OS clicando nesse botão ,

 

Modelo: Modelo é variação de apresentações dos Itens cadastrados. Ex: Item=TELEVISOR

Modelos= Phillips 14"Color, Toshiba 20" PB; Defina o modelo da OS clicando nesse botão;

 

Serial: Defina o serial do item na OS;

Tipo da OS: Defina qual e o tipo da OS, que esta sendo cadastrada;

Normal:
Manutenção Em Garantia:

Aparência na hora da Entrada: Defina neste campo dados que digam respeito aparência do Item na entrada para orçamento, principalmente se não observados puderem colocar em risco o nome e/ou idoneidade da empresa. Ex: Detalhes quebrados/amassados que já estejam assim na recepção do item.                        

                                                                             

Dados Internos

Atendente: Defina o código do funcionário que atendeu o cliente;

A Executar: Defina o funcionário que irá realizar o serviço;

Previsão de Entrega: Data da previsão de entrega do item pro cliente;

Previsão Hora Entrega: Defina o horário previsto para a entrega do item;

Status Atual da OS: Define o "Estado" do Serviço em cada etapa, desde a recepção até o arquivo final. Os 09 primeiros códigos são interpretados internamente pelo sistema e você não poderá  alterá-los ou excluí-los. Esse campo determina algumas ações associadas. Ex: Você não pode faturar uma OS se a mesma ainda não estiver com o status de "Fechada". Se você entrar o status "Reprovada" será solicitado o motivo da reprovação;

 

 

Na aba “Observações” temos a seguintes opções;

Acessórios que Acompanham o Item: Se o item a aplicar o serviço possui acessórios que são independentes do mesmo, você deve relacionar neste campo para que os mesmos sejam  conferidos na liberação e não sobrem dúvidas, atual ou  futuramente, sobre como o Item entrou para a empresa. Exemplos de acessórios são: Manuais, cabos, fontes, etc;

 

Observações do Cliente: Anote neste campo o que o cliente está reportando sobre o item e o que, afinal, originou a solicitação do serviço;

 

Serviço a Executar: Defina as observações do técnico ou do responsável técnico, principalmente quando a pessoa que analisa ou‚ responsável nem sempre‚ a mesma que executa o serviço.  

 

Observações / Detalhes a Transmitir ao Cliente: Defina aqui as atenções, dicas e conselhos a serem transmitidos ao cliente. Importante também para documentar aspectos do item que  podem estar críticos mas o cliente não aprovou a substituição;

 

 

Na aba “Orçamento” temos a seguintes opções;

Nesta opção você seleciona todos os itens que serão usados no serviço solicitado para ser orçado para o cliente;

 

Após selecionar todos os itens para a OSs, clique em para concluir a OSs cadastrada, se desistir clique em ou ;

 

 

Alterar OSs Cadastrados (F2);

Para alterarmos algum dos dados inseridos no cadastro basta darmos 2 cliques nele ou, apertar F2. Os dados são os mesmos do cadastrado.

Excluir OSs Cadastrados (Del);

Para excluirmos uma OSs cadastrado basta clicarmos nele e apertar a tecla DELETE do seu teclado.

Ficha da OSs Cadastrada (Ctrl+Enter);

 

Para visualizar uma OSs, e não conseguir alterar nenhum dado cadastrado na OSs;