Os conteúdos dos campos fiscais, como Código de Tributação, CFOP, CST, CSOSN e outros, é variável conforme o regime da empresa, a operação fiscal e outros dados. Portanto, se você não sabe ou desconhece a informação a ser cadastrada, consulte o departamento fiscal de seu escritório de contabilidade. Eles têm conhecimento de causa em questões fiscais e estarão aptos a indicar as informações corretas. O fato de o sistema aceitar determinados conteúdos não significa que eles estão corretos para cada situação.

 

Produtos em Linha – Campos Relativos a Tributação.

A Tributação em Linha permite que você administre todas as informações tributárias em relação aos seus produtos. Os campos e as informações mudam um pouco se a empresa está configurada como Lucro Real ou Simples Nacional. As dúvidas sobre conteúdo desses campos você deve solucionar junto com seu escritório de contabilidade, já que eles conhecem sua empresa e as legislações que são aplicáveis.

 

 

Depois que você clicar nesse menu aparecera uma nova janela:

Desse modo ficará mais fácil você substituir as tributações de seu produto.

Para que você possa alterar seus produtos

Dica: a tecla F4 repete o último valor digitado para cada campo. Então se você vai alterar, digamos, 10 produtos colocando o mesmo Cód. de Tributação, ou qualquer campo alterável, você simplesmente altera o primeiro registro, depois navega na tabela com as setas e vai pressionando F4 que o valor vai se repetindo. Isso também é padrão no sistema para todas as tabelas que tenham alteração em linha.

Dica: O botão filtros da barra inferior permite você filtrar determinadas condições para a tabela. Esse filtro também é usado na hora de você emitir um relatório. Ex. você quer um relatório dos produtos que não tem o NCM alimentado. Clique em Filtros,  marque a opção Apenas produtos sem Classificação Fiscal e Confirma. Você vai observar que na tela só ficarão esses produtos. Após isso clique no botão Relatórios ou pressione Control P. Só serão impressos os produtos abrangidos pelo Filtro.

Dica: Pressione sempre o ENTER para abrir o campo, digite o seu conteúdo e pressione novamente o ENTER para gravar ou o ESC para cancelar alteração. Depois de aberto com ENTER, você pode pressionar HOME para abrir as tabelas de consulta, quando for o caso (Ex. Cod.Tributação, Trib. Padrão, Clas.Fiscal, etc...)

Tributação: Campo para que você possa colocar a Tributação de seu produto, exemplo alguns produtos dentro do estado de SP temos uma tributação padrão de 18% que pode ser adicionado ao produto escolhido. Pressione HOME para consultar a tabela de tributações e capturar o código.

Tributação Padrão: Campo usado para conter a tributação padrão dentro do estado. Ex. você compra um produto que vem com substituição tributária (cod. FF). Porém a tributação padrão no estado desse produto é 18% (Cód. 01). Usado no contas a pagar em entradas de NFs manuais e se você fatura para outros Estados e precisa cobrar a diferença de ICMS. Se você não usa nada disso, pode deixar em branco.

Classificação Fiscal ou NCM/NBM: Você pode associar um código reduzido de classificação fiscal (pressione HOME para capturar ou cadastrar novas classificações) ou pode simplesmente digitar o código NCM do produto (tem 8 dígitos). O sistema dá prioridade pra classificação fiscal reduzida. Se ela estiver em branco, ele vai pegar o NCM/NBM. Campo obrigatório para quem emite NFs.

Para o campo Classificação Fiscal ou NCM/NBM, incluimos uma nova função, você pode pesquisar no site do governo o NCM referente a classificação do seu produto, para que isso possa acontecer clique com o botão direito do mouse em qualquer coluna do produto em questão, depois disso escolha a opção Pesquisar NCM no site da receita.

imagem1

Pressione ENTER na coluna NBM e depois HOME, fazendo isso você poderá pesquisar dentro do nosso sistema o NCM/NBM que possa ser utilizado no seu produto.
 
ncm99999999

Observe também o CAMPO CEST, todos os seus produtos que tenham Substituição Tributaria devem ter essa informação junto ao NCM.
Isso é bem fácil e rápido de se fazer no CASH Express, selecione o campo CEST, pressione Enter para alterar o campo e depois pressione Home.
Será aberto para você uma tabela com os códigos CESTs disponíveis, aonde você pode pesquisar pelo NCM, CEST ou Descrição.

 
Selecione o código CEST referente ao seu produto e pressione ENTER, ou clique em Capturar Código.
 


 
Temos também no menu Filtros, a opção de tirar um relatório de todos produtos que estão sem classificação fiscal ou NCM, para isso clique no menu Filtros aparecerá o campo da imagem abaixo:

Depois selecione a opção , depois clique no botão confirma , após você criar o seu filtro clique em Relatório no menu ao lado de Filtros. e escolha o relatório que deseja tirar.

em nosso caso escolha a opção NCMs Inválidos e observe seu relatorio abaixo:

 

Redução: Sem uso no momento. Deixar em branco.

Mensagem Padrão permite que você associe uma mensagem padrão a ser impressa nos dados adicionais da NFe, sempre que o produto em questão for faturado. Pressione ENTER e HOME para consultar e administrar a tabela das mensagens padrão.

ST PIS/COFINS, Situação Tributária do PIS/COFINS do produto. Pressione ENTER e HOME para consultar e capturar código.

MarkUP_XX:  MarkUp para Cálculo da Substituição Tributária, ou IVA. Deve ser alimentado se você cobra o ICMS-ST dos seus clientes. O IVA se altera de tempos em tempos, conforme tabela publicada pelo Governo. Além disso, o IVA também é diferente de UF para UF. Clique no botão Selecionar UF para administrar o IVA de uma UF diferente (Ex. Minas Gerais). Você vai notar que o título da Coluna vai se alterar para MarkUp_MG.

PMC_XX:  Preço Consumidor da UF XX (Ex. MG, SP). O preço consumidor é o cálculo do preço de venda mais o IVA (cfme. acima). Normalmente você não precisará alimentá-lo.

Neste campo você pode selecionar uma seção ou seções para que essas sofram as alterações.

Neste campo quando selecionado podemos alterar as tributações de cada produto exemplo se seu produto é vendido com uma tributação dentro do estado de são Paulo e com outra tributação em Mina Gerais poderá adicionar Minas Gerais como outra tabela para uso fora do estado, isso acontece quando você precisa vender produtos para fora do estado e esse mesmo produto tem impostos diferentes como o IVA.

Pode alterar também os produtos somente de um determinado fornecedor.

Depois de feitas todas as alterações necessárias é só clicar em Sair.