Instalação e Configuração Inicial

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1.O sistema opera em que versões do Windows  ?

R. Todas as versões. Deve ser windows versão de 32 bits para funcionar.

 

O que precisa configurar no Windows para o Cash Funcionar ?

R. Arquivos config.nt e autoexec.nt e uma seção do registro do windows. Verifique o CheckList de liberação de máquina para detalhes. Depois disso instala-se os programas e cria-se os atalhos.

Ver esse link em nosso help:

http://www.essystem.com.br/help/comoconfigurarowindowscash.htm

 

Para o VCash, verifique a Opções Regionais ( ou Região e Idioma ). Verifique se está em Português e se, principalmente em relação à números e valores o separador de Decimais está com a vírgula ( , ) e o de casas está o ponto ( . ). Já aconteceu de ter micros com essas notações invertidas e então todos os valores, preços e etc... apareciam zerados.

 

2.Qual o documento que utlizamos como um guia quando vamos instalar o sistema em um cliente novo ?

R. CheckList de Instalação do Cash. Ele é impresso e o técnico leva e vai preenchendo conforme vai fazendo.

 

3.O que é preciso ser Instalado ?

R. O padrão é criarmos a pasta CASH no drive C: ou D: para instalarmos os pacotes lá dentro. Copiamos e descompactamos o pacote CASHUPDT.ZIP, executamos o Cash para inicialização de tabelas e configurações. Depois instalamos o VcashSetup.exe e o CashIDOC.exe. Em lojas que usam comandas instalamos também o VCashMTSetup.exe.

 

4.Como criar um atalho ?

R. Veja nesse help em nosso site:

http://www.essystem.com.br/help/configuraratalhocashevcash.htm

 

5.Quando cria o atalho e a tela fica cheia de caracteres estranhos, o que fazer ?

R. Duas opções:

a.)  Alterar o registro do Windows, em

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Command Processor

do lado direito, clicar com o botão direito do mouse e pegar Novo, Valor da Cadeia de Caracteres. Incluir o AutoRun e depois editar o valor dele e no campo dados do valor, definir CHCP 850. Veja figura abaixo:

 

 

Verifique também no registro as chaves

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Nls\CodePage

Do lado direito, no final da lista, deixe os valores dos campos ACP e OEMCP com 850

 

b.) Cria-se um .bat para contornar a situação. Ex. criar arquivo Cash.Bat, com os comandos:

chcp 850

kb16 br

Cash

O atalho então vai apontar para esse .bat e não mais para o Cash.exe

 

Se ainda assim não resolver, experimente, na linha em que chama o cash, alterar para

CMD /C cash.exe

 

Detalhe importante: Se o terminal que você vai subir não é o 000, você precisa definir na frente do cash.exe o número desse terminal. Ex:  cash 003

 

Outra forma de você fazer isso é deixando o %1 no lugar do terminal ( ex cash %1 ) e definir o número do terminal ao chamar o BAT. Ex. c:\cash\cash.bat 002

 

Ver esse link em nosso help:

http://www.essystem.com.br/help/acertarteladocashcaracteresestranhos.htm

 

6.Dá para operar em tela cheia ?

R. Do Windows 7 para cima não porque eles não dão suporte a isso. Até o Windows XP sim. Você configura isso nas propriedades do atalho do Cash, aba Tela. Ou, dinamicamente, ALT ENTER entra e sai de tela cheia.

 

7.Qual método é usado para atualização dos nossos sitemas ?

R. Usamos o aplicativo VCashInst

 

8.Quais os programas que nossos clientes normalmente usam para manutenção remota ?

R. LogMeIn e TeamViewer.

 

9.Como configurar a Rede para o Sistema operar ?

R. Normalmente configuramos rede ponto a ponto do windows. Pode ser utilizada também uma rede com Servidor Windows ou Linux. Nesses casos, ou usa-se um usuário padrão para todas as máquinas ou deve-se cadastrar no servidor os usuários das máquinas para poder ter acesso.

 

10.Os IPs da rede devem ser fixos ou dinâmicos ?

R. Aconselhamos que todas as máquinas da rede tenham IP Fixo, para melhor estabilidade da rede. Não que IP dinâmico não funcione, apenas a prática mostrou que quando temos IPs fixos fica mais estável.

 

11.Quais as faixas de IP mais comuns que configuramos em nossos clientes ?

R. 192.168.1.1 a 192.168.1.199  e  192.168.0.1 a 192.168.0.199

Normalmente existe um roteador na rede, e o IP dele é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1

Além disso, ao fixarmos os IPs das máquinas, normalmente começamos a partir do final .20 ou .120 porque se algum note ou outro dispositivo que esteja com IP Dinâmico se conectar na rede não vai haver conflito de IP com os micros instalados, já que normalmente trabalhamos com IP fixo.

 

12.É preciso ter um servidor windows ou linux para o sistema operar ?

R. Não, pode ser uma rede ponto a ponto mesmo.

 

13.Até quantos terminais podem operar em rede com o nosso sistema ?

R. Não existe um limite. O máximo que já vimos até hoje foram algo em torno de 40 terminais.

 

14.Qual o padrão de cores que utilizamos para fazer nossos cabos de rede ?

R. Verde/Branco, Verde, Laranja/Branco, Azul, Azul/Branco, Laranja, , Marrom/Branco e Marrom.

 

15.E se precisar fazer um cabo crossover, qual o padrão de cores do outro lado ?

R. Laranja/Branco, Laranja, Verde/Branco, Azul, Azul/Branco, Verde, Marrom/Branco e Marrom.

 

Ver: http://www.essystem.com.br/help/diagramadecaboderederedepartran%E7ado.htm

 

16.Qual a letra padrão que definimos como sendo o servidor do sistema, para as outras máquina na rede ?

R. Normalmente o F:   Em máquinas onde o F está em uso, pegamos a próxima letra livre.

 

17.O sistema pode rodar em notebooks ?

R. Sim. Quando só tem um note na loja, o extremo cuidado que deve ter-se é com BackUp, pela facilidade de furtos, como também pela dificuldade de extração dos dados dele quando dão defeito.

 

18.O sistema pode rodar em tablets ?

R. Não. Os sistemas que rodam em tablet são para restaurantes e distribuidoras, mas eles dependem e trocam dados com nosso sistema rodando em desktops.

 

19.O sistema pode rodar em Macs da Apple e em micros Linux ?

R. Não. Aguns clientes tem o Servidor com Linux, e funciona normal. Mas todos os terminais que acessam o sistema devem ser Windows.

 

20.Qual o limite de produtos, clientes, fornecedores, usuários que podem ser cadastrados no sistema ?

R. 99.999

 

21.Qual o uso do produto CashIDOC.exe ?

R. O CashIDOC é usado pelo Cash, para envio e aprovação, cancelamento, e impressão dos DANFes das NFes. O Cash envia o comando para o CashIDOC , ele faz a tarefa e devolve o retorno para o Cash. Se ele não estiver em execução, o sistema Cash ficará parado, executando uma tela de espera. Ao atualizar o Cash, o CashIDOC e VCash devem ser atualizados também para manter sincronismo na base de dados.

 

22.E do produto VCashMT.exe ?

R. È o sistema que controla a execução dos Tablets e Microterminais. Se não estiver aberto tanto os MTs quanto os tablets não conseguem comandar os pedidos. Se você precisar atualizar o VCashMT, dependendo do tempo que não se faz atualização na loja, provavelmente precisará atualizar também o Cash e o VCash.

 

23.E do produto VCashTC.exe ?

R. È o sistema que controla o Terminal de Consulta de Preços da Gertec. Algumas empresas são obrigadas a ter um ou mais Terminais de Consulta em sua loja.

 

24.E do produto CashLEG.exe ?

R. Controla a pesagem do produto em balanças de CheckOut, quando configurada a opção CashLegServer.

 

25.Qual o uso do produto CashICHQ.exe ?

R. Controla a impressão de Cheques na impressora DP20 da Bematech.

 

26.Qual o uso do produto CashICMD.exe ?

R. Usado na impressão das OPs que são comandadas pela Tábua de Comandas. Se a rede tiver um CashIDOC rodando também, o CashICMD não precisará ser usado.

 

27.Como Verificar a Versão do Sistema ?

R. Cash : Em qualquer tela (exceto em Vendas quando o bignumber estiver ativo), verifique do lado esquerdo, superior, na 1ª. Linha. Ex.  16.00r14.50  

VCash e outros produtos. Vai estar na barra de Títulos, ou em Ajuda, Sobre. Ex. 16.00r14.51.3242.  A Versão nesse caso é a 16.14.51. Os 4 últimos dígitos são de controle do ambiente de desenvolvimento e não importa para fins práticos de operação, exceto se o pessoal de desenvolvimento solicitar essa informação. Caso contrário, despreze-a.

 

28.Erro, Não Abre o Prompt de Comando ou NTVDM parou de funcionar ?

R. Verifique os arquivos CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT. As vezes eles podem conter comandos que não são válidos e acabam fazendo com que o prompt de comando do DOS não abra. Clique Iniciar, Executar e digite cmd. Verifique se o prompt abre normalmente. Tente editar algum arquivo, tipo  edit teste.txt.  Se você conseguir, provavelmente o problema não está nos arquivos citados acima. Abaixo segue o conteúdo típico desses arquivos. Existem muitas linhas que começam com REM e não foram listadas aqui, porque quando uma linha, dentro de um .BAT começa com REM ela é desprezada, é apenas um comentário, não um comando.

 

Config.nt

dos=high, umb

device=%SystemRoot%\system32\himem.sys

files=201

 

Autoexec.nt

@echo off

lh %SystemRoot%\system32\mscdexnt.exe

lh %SystemRoot%\system32\redir

lh %SystemRoot%\system32\dosx

SET BLASTER=A220 I5 D1 P330 T3

CHCP 850  

KB16 BR

 

29.Erro, Pasta de Inicialização Inválida ou não pode ser encontrada.Verifique o arquivo .PIF ?

R. Problema com a Rede. O servidor não está acessível ou não está mapeado, ou perdeu o compartilhamento. Por padrão, em cada terminal de trabalho, criamos um .BAT chamado REMAP.BAT ou CONECTA.BAT, que deixamos como ícone na área de trabalho. Esses arquivos contém o mapeamento de rede para o servidor. Ex. de conteúdo de um arquivo desses:

NET USE F: /DELETE

NET USE F: \\SERVIDOR\C /Y

 

30.Erro, Muitos Arquivos Abertos ao Mesmo Tempo ou o Cash começa a abrir e já fecha, ou dá o erro Unrecoverable error 650: Processor Stack Fault.

R. Arquivo Config.NT não está com o FILES=201.

Para você conseguir ver o erro caso o Cash esteja fechando sozinho, você pode mudar no atalho dele o campo “Fechar ao Sair” (desmarque esse campo), na aba Programa. Fazendo isso ao você sair do Cash ou ele dar um erro e cair, a tela não será fechada, e você poderá ver as mensagens. Lembre-se de voltar a Marcar o campo Fechar ao Sair quando você terminar o checkup.

 

31.Qual IP padrão usuário e senha para você entrar no roteador TPLink e poder configurá-lo?

R. Se não foi alterado os padrões de fábrica é 192.168.1.1 , admin e admin

 

32.Qual IP padrão usuário e senha para você entrar no roteador DLINK e poder configurá-lo?

R. Se não foi alterado os padrões de fábrica é 192.168.0.1 , admin e senha branca

 

Para verificar o IP, abra um prompt do ms-dos e digite IPCONFIG. Verifique na tela o IP do Gateway porque ele geralmente será o IP do roteador.

 

33.Como resetar o roteador TPLink ?

R. Atrás tem um botãozinho que você deve apertar (com um clips ou uma ponta de caneta) e segurar apertado por 15 a 20 segundos. As luzes todas vão se acender e apagar na sequência. Pronto, ele está em processo de reset. Note que todas as configurações que existiam serão perdidas, então lembre-se de anotar as configurações ANTES de fazer esse processo.

 

34.Como resetar o roteador DLink ?

R. Idem à resposta anterior.