Pesquisar NCM no site da Receita

Topo  Anterior  Próximo

O que é o NCM ?

NCM é um código que identifica cada uma das mercadorias existentes no mercado, em termos de classificação do tipo dessa mercadoria e também dos impostos incidentes sobre ela. Se você quer mais detalhes, veja nesses sites:

http://www.significados.com.br/ncm/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nomenclatura_Comum_do_Mercosul

Para emissão de Notas Fiscais e também para cumprimento da Lei 12.741 de Transparência de Impostos, você precisa ter o código do NCM (ou NBM)  alimentado corretamente para cada um de seus produtos.  Um NCM poderá ser o mesmo para vários de seus produtos. Por exemplo, o mesmo NCM será usado para a maioria dos refrigerantes em lata, ou cervejas, e assim por diante.

Você pode consultar o NCM, para alimentar nos seus produtos, por exemplo, nas suas Notas Fiscais de compras. Toda NF hoje tem uma coluna com esse campo.

Ou então você pode usar o site da receita para fazer isso. O Link é :

http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/PesquisarNCM.jsp

Observe a tela abaixo,

helpncm1

Nesse caso, selecionamos Pesquisa por Código e clicamos na lista, conforme você pode ver nas setas vermelhas acima. Como a tabela NCM é estruturada, você pode selecionar so o capítulo, ou o capítulo e a posição, e então clicar no botão Exibir NCM do site que será exibida a lista dos itens que compõem o capítulo.

Você também pode fazer pesquisa por Descrição, conforme tela abaixo:

helpncm2

Observe que selecionamos “Pesquisa por Descrição”, definimos a palavra “cafe” (em minúsculas e sem acento mesmo), e digitamos o código de verificação. O site listou os capítulos,  posições e subposições todos que contém a nossa palavra.

Como detalhe importante, lembre-se que os códigos que você deve usar no cadastro de produtos são os dos Itens, ou seja, códigos que tem 8 dígitos.

No VCash o melhor lugar para você administrar os NCMs dos produtos, é em

Cadastros, Tributações, Produtos em Linha. Nessa opção, os produtos ficam um abaixo do outro e é fácil de você navegar e alterar (usando F4 ele vai repetindo o último código alterado, o que facilita ainda mais).

Veja help dessa opção aqui

http://www.essystem.com.br/help/frmprodprecoivaedicaoemlinha.htm