Rejeição 531 NF-e

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Rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório dos itens - Como resolver?

Erro:
Quando você emitir uma NF-e, e o total da Base de Cálculo do ICMS (Campo: vBC) estiver diferente dos (Campos: total / ICMStot), você terá o retorno do erro rejeição “531 – Total da BC ICMS difere do somatório dos itens”.

Exemplo:
Você emitiu uma NF-e onde o valor total é de R$399,98, mas no grupo de totais da NF-e, foi informado o valor de R$400,00.

Verifique os campos demonstrados abaixo em seu XML:

<ICMSTot>

        <vBC>400.00</vBC>

        <vICMS>48.00</vICMS>

        <vICMSDeson>0.00</vICMSDeson>

        <vBCST>0.00</vBCST>

        <vST>0.00</vST>

        <vProd>399.98</vProd>

        <vFrete>0.00</vFrete>

        <vSeg>0.00</vSeg>

        <vDesc>0.00</vDesc>

        <vII>0.00</vII>

        <vIPI>0.00</vIPI>

        <vPIS>0.00</vPIS>

        <vCOFINS>0.00</vCOFINS>

        <vOutro>0.00</vOutro>

        <vNF>399.98</vNF>

        <vTotTrib>0.00</vTotTrib>

</ICMSTot>

 

Como resolver:
Observe os campos vBC [Total] = Iten1 + item2 + itemx...
O campo “vBC” deve ser igual ao campo “vProd” em sua NF-e.

Veja os campos do XML corrigido logo abaixo.

<ICMSTot>

        <vBC>399.98</vBC>

        <vICMS>48.00</vICMS>

        <vICMSDeson>0.00</vICMSDeson>

        <vBCST>0.00</vBCST>

        <vST>0.00</vST>

        <vProd>399.98</vProd>

        <vFrete>0.00</vFrete>

        <vSeg>0.00</vSeg>

        <vDesc>0.00</vDesc>

        <vII>0.00</vII>

        <vIPI>0.00</vIPI>

        <vPIS>0.00</vPIS>

        <vCOFINS>0.00</vCOFINS>

        <vOutro>0.00</vOutro>

        <vNF>399.98</vNF>

        <vTotTrib>0.00</vTotTrib>

    </ICMSTot>

 

Após essas alterações verifique no cadastro do seu produto, VCASH > Produtos, os campos CST se o cliente não for do Simples, CSOSN se o cliente for do Simples e campo Alíquota, como mostra a imagem abaixo.

Observe e altere se necessário o cadastro do CFOP, o campo Destaca ICMS deve estar marcado “SIM”.

Após acertar o cadastro do CFOP, verifique também o cadastro do cliente, VCASH > Clientes > Aba Dados Comercias, marque a opção “Não” no campo Simples/EPP.

 

Depois de Corrigir é só retransmitir sua NF-e, não encontrando mais nenhum outro erro a mesma será aprovada.

 
 

Ótimas Vendas
Equipe ESSystem.