Tábua de Comandas

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1. O que é a Tábua de Comandas e para que serve ?

 

R. Tábua de Comandas é um módulo de sistema que permite administrar comandas e mesas de um restaurante, com bastante facilidade. As comandas no sistema, como já dito, tem valores negativos, vão de -1 (menos 1) até o limite dado nas configurações de restaurante.  Ou seja, quando o sistema trata um número de pedido e este número é negativo, ele já sabe que trata-se de uma comanda. Internamente isso é encarado como um Orçamento transitório até que o pedido seja efetivamente fechado como Venda.

 

Nota: Quando os clientes mandam fazer as plaquetas de comandas, aquelas de plástico que você vê numa série de restaurantes e lanchonetes por aí, é importante salientar que o código de barras que vem impresso nela sejam negativos.

 

2. Qual a diferença entre Comanda e Mesa ?

 

R. Existem casas, geralmente restaurantes, que administram Mesas. As pessoas sentam-se em grupos e consomem e tudo é marcado na mesa. Então a comanda nesse caso na verdade é uma mesa. Outras casas administram comandas individuais, então a comanda nesse caso é uma comanda mesmo. Outras casas administram comandas individuais mas têm mesas. Então as pessoas sentam nessas mesas mas cada uma tem uma comanda individual. Na Configuração Global, Restaurantes, existe o campo Permite Cruzar Comanda x Mesa. Se você ativar, ao vender na Tábua de Comandas ( e no Microterminal também ), depois de digitar o número da comanda será pedido o número da mesa. Isso existe para que, quando você pedir um produto em que é impressa uma OP, quando ele ficar pronto, o garçon ou o curumin saibam onde está o cliente para poder levar o produto. Ex. O cliente da comanda 1252 está na mesa 12. Ao comandar um suco, a OP será impressa na impressora do bar, indicando a comanda e a mesa. Depois de pronto, o garçon ou o curumin pegam o suco e levam para a mesa 12.

Como dito, isso é válido tanto na Tábua de Comandas quanto nos MTs e Tablets.

 

3. Como configurar e ativar a Tábua de Comandas ?

 

R. Se você quiser que a tela de vendas seja na verdade a Tábua de Comandas, em Configuração de Terminais, Restaurantes, campo Lay Out nas Vendas, defina “Tabua de Comandas”. Esteja isso configurado ou não, você pode acessar a Tábua de Comandas no Caixa, pressionando ALT 4, ou no menu superior, Caixa, Tábua de Comandas. No Cash, no menu principal, basta pressionar ALT 4. No VCash, nesse momento, o módulo está em desenvolvimento e não deve ser usado.

 

4. Para que serve o campo “Comanda:” existente do lado direito, superior ?

 

R. Para você definir o número da comanda sobre a qual você vai trabalhar. Ex. Digite 30 e você vai ver que esse número aparece lá. Depois pressione a função desejada. Ex. INS para Incluir, Del para Excluir, F9 para Fechar conta, etc... Qualquer uma das setas limpa esse campo. Então se você digitou 30 e essa não é a comanda que você quer, pressione uma das teclas de seta, o campo será limpo, e você digita o número da comanda correto. Você não é obrigado a definir o número da comanda antes de trabalhar com ela. Ex. se você digita o número da comanda e Delete, e número já ficará definido na tela que vai se abrir. Se você não digitar o número e der Delete a caixa vai abrir da mesma forma e aí sim, você terá que digitar de qualquer forma o número da comanda. Podendo digitar o número da comanda antes da função facilita a vida do operador, depois que ele se acostuma com isso.

 

5. Como Incluir uma Nova Comanda ?

 

R. Digite Insert ou o sinal de mais ( + ).

 

6. Para que serve o campo No. de Pessoas ?

 

R. Se configurado, o sistema vai parar nesse campo esperando você digitar a quantidade de pessoas que estão na mesa. Só tem sentido quando o controle é feito por mesas. Esse número é usado para estatísticas e quando a comanda é fechada o sistema fornece o valor por pessoa (Valor Total do Pedido / Qte. Pessoas).

 

7. Para que serve o campo No. da Mesa ?

 

R. Se configurado para Cruzar No. de Comanda x Mesa, será solicitado esse campo e ele já foi explicado nas perguntas anteriores.

 

8. Para que serve o campo Garçon ?

 

R. Para definir quem atendeu o cliente. Observe que quando utiliza-se comandas, cada produto pode ser vendido por um garçon diferente, ou seja, vários garçons atendem uma mesma comanda. O código do garçon é gravado a cada produto vendido.

 

9. Para que serve o campo Observações ?

 

R. Para anotações gerais sobre o produto que está sendo vendido. É uma alternativa à associação de características. Ex. Você está vendendo um lanche e anota, pouco molho, bastante maionese.

 

10. Para que serve a tecla F3, na inclusão da comanda ?

 

R. Se você tem uma Balança configurada no Terminal, ele captura o peso que está nela e coloca na quantidade. Ex. suponha que você venda refeições e doces, entre outras coisas. Quando o cliente traz um prato, você digita o código da refeição e pressione F3 para pegar o peso.

 

11. Como associar Características na Inclusão de Produto na Comanda ?

 

R. Pressione Control T. Características é uma alternativa ao campo Observações. Além disso você pode definir Características com Valores ( a acrescentar ou descontar ), que serão incorporado no preço do produto. Ex. Você cadastra uma Característica COM OVO e define R$ 1,00. Ao associar essa característica no produto, o preço dele ficará R$ 1,00 mais caro.

 

12. Para que servem os símbolos que ficam ao lado do número da comanda ?

 

R. Para indicar o Status dela nesse momento. Ex. Comanda Fechada fica em Vemelho com uma carinha sorridente. Comanda em Consumo fica em verde com uma carinha sorridente, etc... No Cash, pressione F1 na Tábua de Comandas para ver os símbolos possíveis.

 

13. As comandas digitadas nos MTs e Tablets são visíveis na Tábua de Comanda ?

 

R. Sim, Comanda é Comanda e é visível por todos em qualquer lugar do sistema.

 

14. Como excluir um produto de uma comanda ?

 

R. Digite o número dela e a tela Delete.  Defina o produto e a quantidade a excluir. Se o produto não existir na comanda o sistema avisará.

 

15. Se forem excluídos todos os produtos, a comanda é apagada ?

 

R. Sim é excluída e não tem como reverter.

 

16. É possível incluir ou excluir ou alterar itens de outra forma sem ser pelo Insert e Delete ?

 

R. Sim, você pode pressionar F10 como se fosse faturar a comanda. A tela com os produtos será aberta, você altera o que for preciso e fecha com o SHIFT F10. Relembrando, o Shift F10 é o fechamento rápido da venda no tipo Orçamento. É uma opção que requer mais cuidado porque se o operador fechar a comanda sem ser com o Shift F10, ele terá fechado a venda e aí terá que cancelar o pedido e começar a comanda novamente com tudo o que tinha dentro dela (dá pra usar o INSERT na tela de vendas para incluir automaticamente os itens do pedido, mesmo quando ele está cancelado).

 

17. Fechei a Venda de uma comanda sem querer. Como devo Proceder ?

 

R. Veja resposta anterior. Cancele o pedido. Comece a comanda de novo e lance os produtos nela.  Melhor forma é pressionar INSERT e inserir o pedido que você cancelou nela. Os produtos serão puxados de acordo com o original. Mesmo que sejam poucos produtos, lembre-se que você não saberá quem foram os garçons que atenderam a comanda originalmente. Portanto o negócio é usar o Insert.

 

18. Se você tem mais de 100 comandas, ou se tem o delivery, as comandas não cabem toda em uma única tela. Como você chaveia para outras telas ?

 

R. Digite o número da comanda e presione F4. A janela será acomodada com a faixa de comandas em que o seu número se enquadra. Ex. você digita 220 na comanda e a tela mostrará as comandas de 201 a 300.

 

19. Como você incluir ou retira a Taxa de Serviços ?

 

R. Digite o número da comanda e pressione F5. Conforme já comentado, pela lei do consumidor, a cobrança da Taxa de Serviços deve ser facultativa. Então quando um cliente se recusar a pagar, a Taxa deve ser retirada. Use o F5.

 

20. Por padrão a Taxa de Serviços é cobrada ?

 

R. A Configuração  Global, Restaurantes, Taxa de Serviços define isso. Defina zero para não cobrar ou então o percentual a ser cobrado. O padrão de mercado é 10%.

 

21. O que é o Couvert ?

 

R. Couvert é uma taxa artística que determinadas cobram. Ex. Suponha uma lanchonete que tem som ao vivo. A banda cobra uma taxa para se apresentar e o comerciante repassa isso cobrando Couvert dos clientes. Algumas casas cobram Couvert por mesa, outras por pessoa, geralmente usam apenas um dos dois. A nível do sistema o Couvert por Mesa e por Pessoa deve ser cadastrado como um Produto. Ex. 00126  COUVERT

 

22. Como ativar o Couvert Automático na comanda ?

 

R. Cadastre o produto COUVERT e defina seu valor.

Em Configurações Globais, Restaurantes, Habilita Couvert, defina qual dos dois é usado, por Mesa ou por Pessoa.

Nos campos Produto para Couver, associe o código que você cadastrou.

No campo Dias de Couvert, indique os dias que haverá a cobrança. 1 é Domingo, 7 é Sábado. Ex. para cobrar às sextas e sábados, define ‘67’ nesse campo.

No campo Horário, defina a faixa de Horário que será cobrado. Ex. ’21:00’ e ’00:00’

Uma vez feito isso, no primeiro produto que é lançado na Tábua de Comandas ou nos Microterminais, o Couvert é incluso automaticamente. Sem efeito no Tablet.

Você só configura para lançar automático se a casa solicitar. Muitas vezes eles lançam isso manualmente, sem necessidade de configurar automático.

 

23. Como Transferir todo o consumo de uma comanda para outra ?

 

R. Digite o Número da Comanda de Origem e pressione F7.

 

Às vezes, os clientes estão sentados em uma mesa e resolvem mudar de lugar. Para isso que é útil essa opção.

 

24. É possível unificar várias comandas ?

 

R. Sim. Enquanto em consumo, você pode usar o F7. No ato do faturamento (F10), você puxa uma das comandas para faturar e as outras você pressiona INSERT (Inserir Objetos na Venda) e inclui as outras comandas. Ex. Estamos em 3 pessoas em uma lanchonete e eu resolvo pagar a conta. Pego as 3 comandas, vou para o Caixa e ele unifica as 3 e pago o Valor Total.

 

25. É possivel fazer-se um Pagamento Parcial ?

 

R. Sim. Digite o número  da Comanda e pressione F8.

 

26. O Pagamento Parcial tem que ser por Valor ou o cliente paga os produtos que consumiu ?

 

R. Pode ser qualquer uma das duas formas. Imagine a  situação, 4 clientes em uma mesa. Um deles vai embora, ele chega no Caixa e fala, vou pagar 1 Cerveja e uma Porção de Fritas. Isso normalmente só tem sentido quando a casa trabalha com Mesas porque se a comanda é individual, o cliente vai e paga sua comanda e boa. Ou então, vou pagar R$ 50,00 da conta. Para fazer isso, após digitar o número da comanda e pressionar F8, será aberta uma janela com todos os produtos da Comanda.

Se o cliente vai pagar por Produtos, você vai digitando as quantidades do que ele vai pagar no campo “Qtde.PG”. A Taxa de Serviço, se configurada, é cobrada proporcionalmente aos produtos sendo pagos.

Se o cliente vai pagar por Valor, pressione ALT V e defina o valor que ele irá pagar.

Depois pressione END para fechar.

O sistema imprime um comprovante para deixar na mesa.

 

27. O que significa Baixar Pagamento Parcial ?

 

R. Se você faz uma Baixa Parcial, o cliente pode estar na sua frente, no caixa, ou pode estar na mesa. Como você está fazendo uma indicação de pagamento ao sistema, e o dinheiro pode não estar no Caixa, o sistema coloca uma letra ‘a’ em sobreescrito ao lado do número da comanda. Esse ‘a’ indica que foi feito um pagamento parcial mas o dinheiro ainda não está no Caixa. Quando o garçon traz o dinheiro, você pressiona ALT B e define o valor que voltou. A letra ‘a’ some do lado da comanda. Se o cliente está na sua frente e já paga, após fazer a baixa parcial você imediatamente pressiona o ALT B.

 

28. O que significa Fechamento de Mesa ou Fechamento de Conta ?

 

R. Fechar uma Conta significa dizer ao sistema que ele deve bloquear inclusão de produtos nessa conta. Nos Microterminais e Tablet não é possível mais incluir produtos nela. No Caixa, você poderá reabrir. O sistema apenas vai avisar que a conta está fechada e se você realmente quer reabri-la. Além disso, o sistema imprime um comprovante da conta, para ser levado à mesa, os clientes conferirem e pagarem. Observe que uma Conta Fechada não é uma Conta Paga. Ela está a caminho de ser paga porém continua dentro do sistema como Comanda.

 

29. Como faz para Fechar a Mesa ?

 

R. Digite o número da comanda e pressione F9.

 

30. Como Faturar uma Comanda ?

 

R. Faturar uma comanda significa que o cliente efetivamente está pagando todo o consumo. Você digita o número da Comanda e pressiona F10. Uma vez que você faturou, você está liberando essa comanda para nova utilização. Ex. Em um restaurante, os clientes da mesa 10 pedem o fechamento da conta, e depois vão ao caixa e pagam. A mesa 10 está liberada novamente para começar um novo consumo com outros clientes sentados la.

Você pode mudar esse comportamente e permitir somente um consumo em uma comanda no dia. Em Configurações Globais Restaurantes, você pode ativar  Inibe Reuso da Comanda no Dia. Isso é usado em casas que trabalham com faixas de números de comandas diferentes a cada dia, para inibir fraudes.

 

31. Como Definir quem será o Motoboy que vai entregar o pedido, ou Alterar a Taxa de Entrega ?

 

R. Digite o número da Comanda e pressione F11. Usado em Delivery, porque quando você tira o pedido você não sabe quem estará disponível para entregá-lo.

Se o sistema está configurado para cobrança de Taxa de Entrega, ela será inclusa automaticamente nos pedidos delivery. Nessa opção você poderá também alterar o valor padrão.

 

32. Como fazer um pedido Delivery ?

 

R. Pressione F12.

Por Delivery entende-se pedidos que serão entregues no endereço do cliente.

Ao pressionar F12, o sistema vai abrir a tela de clientes, no modo de pesquisa por telefone. Você digita o fone e o sistema procura se já está cadastrado. Se não estiver, você cadastra no ato.

Após cadastro ou localização do cliente, o sistema vai entrar no módulo de vendas e é uma venda padrão, você passa os produtos, anota observações a nível de produto ou observações globais no pedido, ou associa características.

Após montar o pedido, você o fecha com o END ou F10 e define a forma que será pago e se vai haver troco. O pedido deve ser impresso para ser entregue para o cliente.

Se existe configuração de impressão de OPs na Tábua de Comandas, a OP será impressa para a cozinha/bar prepararem o pedido.

Esse pedido fica armazenado no sistema como uma comanda comum.

O sistema automaticamente pega os últimos números de comanda configurados e vai colocando os deliveries do fim para o começo. Ex. se você define o número máximo de comandas como 200, o primeiro delivery será -200, o segundo -199 e assim vai. Todos os deliveries estão visíveis na tábua de comandas como comandas comuns, apenas o símbolo é diferente.

Uma vez que você define o Entregador (F11), o sistema muda o status da comanda de Delivery para Delivering, ou seja, em Entrega. É importante associar o Entregador que é para você saber de quem vai cobrar se o dinheiro não voltar.

Quando o Entregador voltar com o pagamento, você fatura a comanda, como qualquer comanda comum.

 

33. Qual a Tecla Quente para Imprimir rapidamente uma comanda ?

 

R. O asterístico ( * ). Digite o número da comanda e pressione *

 

34. Qual o Máximo Número de Comandas Permitido ?

 

R. O qual você definir em Configurações Globais, Restaurantes, Número Máximo de Comandas em Uso. Em termos de sistema, até 4.000

 

35. Como configurar para trabalhar com Pizza escolhendo mais de um sabor ?

 

R. Em Configurações Globais, Restaurantes, campo Preço pelo Maior da Seção, configurar “Escolher”. Suponha que você tenha 30 tipos de Pizza cadastradas. Associe em todas elas um código de grade. O código de grade pode ser o código de qualquer uma das 30 Pizzas.  A partir desse momento o sistema saberá que quando você comandar uma Pizza, você poderá querer selecionar até 4 tipos.

Ao chamar um dos produtos da grade, na inclusão de produtos na comanda, será aberta uma janela com todos os produtos da Grade. Pressione ENTER nos produtos que você quer montar (ENTER Marca e Desmarca o Item). Ex. ENTER na Pizza de Muzzarela e na de Calabreza. Você vai notar que o sistema coloca quantidade 1 no campo “Qtde”. Para confirmar, pressione *. O sistema indicará na tela que isso é um kit com 3 produtos.  O preço final dos produtos será o maior preço dos elementos componentes. Ex. Se a Pizza Muzzarela custa R$ 10,00 e a Calabreza R$ 15,00, será incluso no pedido ½ Muzzarela e ½ Calabreza ao preço unitário de R$ 15,00 para os 2 casos.

 

36. Se Cancelar uma Comanda, ela ficará armazenada como Cancelada no Sistema ?

 

R. Por padrão Não. Exceto se você configurar diferente em Configurações Globais, Restaurantes, Cancelar Orçamento Gera Cupom Cancelado.

 

37. É possível definir um Limite de Crédito para Consumo em uma Comanda ?

 

R. Sim, em Configurações Globais, Restaurantes, Limite de Crédito para Comandas para Alertar e para Pedir Senha para Liberar. São 2 limites então. Ao atingir o 1º. Limite o sistema começa a avisar que o limite está estourando. Ao atingir o 2º. Limite, o operador que for comandar algum item tem que ter a permissão de acesso 0110 Clientes, Libera Venda de Bloqueados e Limite de Crédito. Geralmente o garçom precisará acionar o Gerente para liberar quando chegar nesse ponto.

 

38. Cada produto digitado é impresso em uma OP diferente ou todos os produtos lançados são impressos em uma única OP ?

 

R. Depende do definido em Configurações Globais, Restaurantes, Agrupa Produtos Digitados para Imprimir OP. Se ativo, a OP só é impressa ao finalizar a entrada dos produtos nela (lembra que você pode lançar vários produtos sequencialmente na comanda). Se desativo, a OP será disparada a cada produto digitado que está configurado para impressão de OP.

 

39. O que é e como cadastrar uma Comanda Extraviada ?

 

R. Acontece situações em que o cliente acaba saindo da casa e leva a comanda embora. Isso pode ser esquecimento ou pode ser má fé mesmo. Se essa comanda tem ou não tem consumo, ela não pode no futuro voltar para a casa porque se for má-fé a pessoa pega uma comanda nova, consome tudo o que quiser na comanda que estava estraviada e sai sem pagar nada ou quase nada. Para isso que existe esse controle. Para cadastrar uma comanda que esteja extraviada, digite o número dela e pressione Control J. Se ela estiver sem consumo, você precisará passar algum produto nela, p.ex. um Chiclets. A partir disso ela ficará armazenada em uma tabela específica para isso. Caso algum cliente volte com a comanda para casa e os garçons tentarem comandar algum produto nela, o sistema emitirá um aviso que ela está extraviada, para chamar o gerente e bloquearão a entrada.

 

40. Como Administrar as Comandas Extraviadas ?

 

R. Através da Tecla Quente ALT J. Será aberta uma janela com todas as comandas extraviadas, as datas e valores. Se um cliente levou a comanda embora por acidente, ele vai voltar para a casa, relatar o fato e devolver a comanda. Então você entra nessa tela, localiza a comanda e pressiona Delete para desmarcá-la como extraviada.

 

41. Como marcar um valor de Caixinha para um Garçon ?

 

R. Caixinha são situações em que os clientes deixam gorjeta para o garçon. Você pode lançar a caixinha com o ALT X.Você informa a qual comanda se refere, o garçon e o valor. O sistema faz um lançamento no módulo de Vales de Funcionários, como “Caixinha, Comanda X’.

 

42. O que é o Relatório de Comandas x Cupons ?

 

R. Relaciona as Comandas e os Cupons de Venda que foram gerados em um período, geralmente o próprio dia. Útil caso você tenha dúvidas sobre uma comanda depois que ela tiver sido faturada. Você entra nesse relatório, procura pelo número da Comanda, verifica qual o cupom interno gerado e pode reimprimir a venda, alterar o pedido, etc...

Lembre-se que, por padrão, uma mesma comanda pode ser usada várias vezes no dia. Portanto ao procurar a comanda, p.ex. -10, você pode ter várias ocorrências dela. O Control P na tela das comandas x cupons permite você visualizar na tela os produtos consumidos. Essa será a chave para você saber qual das ocorrências da comanda -10 você deve trabalhar em cima. Se uma comanda for faturada por acidente você também pode usar essa opção, para descobrir qual o número do cupom interno.

 

43. O que é o Relatório de Caixinhas ?

 

R. Relaciona as Caixinhas marcadas com ALT X no período que você definir.

 

44. O que é a Relação de Entregas ?

 

R. Mostra a relação de entregadores e o total de entregas de cada um. Útil para pagar comissão para os motoboys, se você combinou algo com eles.

 

44. O que cada cor representa nas comandas ?

 

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