Truncamento e Arredondamento ECF Bematech

Topo  Anterior  Próximo

Pessoal, o texto que segue foi retirado do site da Bematech ele fala sobre truncamentos nas emissoras de cupons fiscais Bematech, espero que o texto seja esclarecedor sobre a temática, duvidas postem comentários ou entre em contato conosco pelo Site.

O truncamento é a ação de truncar um determinador valor, digamos que a multiplicação da quantidade pelo valor unitário do item resulte em um número com cinco casas decimais, mais sua apresentação final deve possuir apenas duas casas decimais, o arredondamento é a ação de arredondar um determinado valor, sendo aplicado também em suas casas decimais, assim é feito o truncamento das impressoras ficais Bematech.

O truncamento é a ação de truncar um determinado valor, aplicado principalmente em suas casas decimais. Ele ocorre quando ignoramos os valores de um determinado cálculo que possua uma quantidade maior de casas decimais do que a quantidade determinada para trabalho, por exemplo:

Digamos que a multiplicação da quantidade pelo valor unitário do item resulte em um número com cinco casas decimais, sendo que sua apresentação final deve possuir apenas duas casas decimais:

Quantidade

x

V. Unitário

=

Resultado

Truncado

7,987

x

5,98

=

47,76226

47,76

5,589

x

6,48

=

36,21672

36,21

O arredondamento é a ação de arredondar um determinado valor, sendo aplicado também em suas casas decimais. O arredondamento ocorre quando utilizamos uma determinada regra (ABNT) para diminuir a quantidade de casas decimais.

Nesta regra, se o valor da terceira casa for maior que 5 (cinco) é somado mais uma unidade na segunda casa. Se esta terceira casa decimal for menor que 5 (cinco) o valor da segunda casa permanece o mesmo.

Para entendermos melhor o arredondamento vamos demonstrar os resultados com os valores utilizados no exemplo acima:

Quantidade

x

V. Unitário

=

Resultado

Truncado

7,987

x

5,98

=

47,76226

47,76

5,589

x

6,48

=

36,21672

36,22

Caso o valor da terceira casa decimal for igual a 5 (cinco), precisaremos saber se a segunda casa é par ou ímpar. Caso esta segunda casa seja ímpar, soma-se uma unidade nesta segunda casa decimal. Se o valor da segunda casa decimal for par precisaremos analisar se a quarta casa decimal é igual ou diferente de 0 (zero). Sendo 0 (zero) o valor da segunda casa decimal permanece o mesmo, caso contrário soma-se uma unidade.

Veja alguns exemplos:

47,2150 -> 47,22

Como o valor da segunda casa decimal é impar automaticamente acrescentamos uma unidade.

58,6851 -> 58,69

Como o valor da segunda casa decimal é par foi levado em conta a quarta casa decimal que neste exemplo é diferente de 0 (zero) fazendo com que seja acrescentado uma unidade na segunda casa.

72,3650 -> 72,36

Como o valor da segunda casa decimais é par foi levado em conta a quarta casa decimal que neste exemplo é igual a 0 fazendo com que o valor da segunda casa decimal permaneça o mesmo.

Autor:
Iohannes Nakatani
Equipe BSP - Bematech Software Partners