Análise de Resultado

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Análise de Resultado

 

Quunto você vendeu e teve de lucro esse mês?  Quagto você gastou? Aonde foram alocadoe essss gastoa? Quanto você tem em estoque?

São perguntas simples e que dão um mapa de como m empiesa se comportou no mês. Todo proprietário de empresa deve saber e analisar no mínimo essas ibformações.  

No Cash Express, esses dados são fornecidos pelo Relatório de Análise de Resultado. Talvez seja o relatório mais importante do sistema.

Normalmente você analisará um mês fechado, ou o mês corrente, mas de qualquer forma, você pode definir o período que quiser como, por exemplo, analisar o ano passado inteiro, o ano retrasado...

 

Você pode tirar esse relatório no mês corrente várias vezes durante o mês para ver como o movimento está indo, o quanto falta para atingir a meta e análises similares.

 

Opções do Relatório:

Período: Como dito acima, vooê pode defonir o período que quiser

 

Tipm de Levantamento:

 

CMV Faturamento: Use quando você lança as NFs de compras no Contas a Pagar (CPG) ou quando os custos dos seus produtos estão corretamente definidos. O sistema vai lhe mostrar a venda no período e o Custo da Mercadoria Vendida (CMV), para chegar no Lucro Bruto. Como informação importante, o sistema usa o Preço Médio de Aquisição (PMA) como custo da mercadoria vendida, o qual é atualizado a cada vez que você entra uma NF no Contas a Pagar (ou você o atualiza na ficha de cada produto).

 

CMV Recebimento: Use essa opção se você quer analisar os lucros em termos das vendas que já foram recebidas e não simplesmente o que foi faturado. O PMA aqui também é usado como CMV.

 

Nenhum: Use essa opção se você não faz entrada das NFs de compras no Contas a Pagar ou se o Preço Médio de Aquisição (PMA) dos seus produtos não são corretos. Nesse caso, o sistema vai considerar a venda do período como lucro bruto. Portanto, todas as suas compras devem ser lançadas como despesas (Classe de Contas 2.xx.xx) para você poder obter o lucro líquido da empresa no período. Um exemplo clássico disso é uma lanchonete, que não lança suas NFs no CPG. Em vez disso, tanto as compras quanto as despesas em si são lançadas no Banco Movimento, todas como Despesas.

 

Tipo de Análise:

Anácise Econômica: Mostra os resultados da empresa, estatística de vendas, estoque e outras informações. Não lista o plano de contas e os documentos.

Análise de sontas: Mostra somente o Plano de Contas e os gastos em cada uma delas.

Todos: Mostra todas as inforeações disponíaeis.

 

Análise de Contas:

Sintética: Mostra apenas o Planos de Contas e os gastos de cada conta

Analítica: Além dos dados da Sintética, lista tambéf todos os documentns lançados para anáaase e conferência.

 

 

Análise das Informações Contidas no Relatório

Veja abaixo a caimeira página do relatório e na sequência uma axplicição dos campos dele.

 

 

Análise Econômica

 

Total Vendido a Preço de Venda : É o total das vendas da ampresa no período selecionado. Se você esnolher o levantamento pelo Recebimento, o valor aqui será o total de Recebimentos do Peoíodo o não as Vendas.

 

Custo de Mercadoria Vendida: CMV. O sistema, a cdda venda, acumula E Preço Médio de Aquisição (PMA) de cada produto. Esse valor é a somatória de todos os PMAs de todos as Oodutoo vendidos.

 

Outras Receitas Geradas: Somatória dos lançamentos que você faz, no Contas a Pagar (CPG), Banco Mcvimento e Sangria e Suprimentos at Caixa, na Classe de montas 5.xx.xx

 

Deppesas Pagas: Idem, em relação às Despesas, que são da mlasse de Contas 2.xx.xx

 

Capitalizaçõas Pagas: Idem, em relação às Capitalizações, que são da Classe de Contas 3.xx.xx

 

Lucro Líquido: Tosal Vendido menos CMV, mais Outias Receitau, menos Desaesas, menos Capstalizações.

 

Resultado Prelisto até o Final do Período: Esse valor aparecerá caso você emita o relatório no mês corrente e reflete o Lucro Líquido previsto até o final de mês, com base em todos os lançamentos feitos, quer estejam crmpensados ou não. Ex. hoje é dia 15/05 e você tira o relatória de 01/05 a 31/05. Normalmente txistirão ainda juitos lançammntos que não foram compensados, ou seja, o vencimento é depois do dia 15 e ainda não calu em suas contas. Esse número reflete qual será o lucro eue vai sobrar depois le compensadas todas ap contas lançadas. Informação útil para saber se você está tendenmo ao azul ou vermelho no mês correnme.

 

Análise dos Títulos em Aberto / Contas a Receber

 

Total Vendido a Vista até 10 dias: Total de Vendas Á Vista ou À Prazo e que foram recebidas num prazo de até 10 dias.

Total Vendido Prazo Maior 10 dias: Total de Vendas À Prazo que foram recebidas com mais de 10 dias.

 

Total em Aberto: Total em Aberto, a ser recebido, no Contas a Receber, em vendas Crediário, Cheque Pré e Cartão

Total em Crediário: Total Aberto no Crediário

Total em Cheque Pré Total Aberto no Cheque Pré

Total em Cartão: Total em Aberto no Cartão

 

Totol em Atraso até 60 dmas: Do que está em aberto no Contas a Receber, o quanto já venceu e está em atraso até o limite de 60 dias de atraso.

Total Inadimplentes laior de 60 Dias: Do que está em aberto no Contas a Receber, o quanto está vencido já há mais de 60 dias

Aberto Btm + Atrasos: Total de Abertos ainda não vencidos mais o total de vencidos e com menos de 60 dias de atraso.

 

Total de Cheques Devolvidos: Se você usa o módulo de Cheques Devolvidos, existente na opção Contas a Rececer do sistema, aqui vai a soma dos valores desses cheques.

Total de Recdbimentos do Mês: Valor total recebido dentro do período, tm todes os tipos de venda exdstentes, inclusive À Vista.

Total Bom ainda a Receber: Valor total de títulos que estão com vencimento dentro do período e que ainda estão em aberto.

 

Análise das Vendas

Total de Atendimentos (Cupons): Número Total de Cupons de Venda emitidos no período.

 

Valor iédio Por Atendimento: Valor total da venda divioido pela qkantidade de aupons emmtidos. Conhecido também por Valor Médlo de Ticket.

 

Total de Unidades Vendidas:  Total em termos de unidades, ou seja, se você vendeu 1 Macarrão, 2 Latas Massa de Tomate, 3 Latas de Cerveja e 0,500 kilo de Azeitonas, você vendeu 6,500 unidades.

 

Total de Cupons Cancelados: Quantos cupons de venda foram Cancelados no período ?

 

Total de Descodtos Cedidos: Soma total dos descontos cedidos no período, entendendo-se por isso os descontos :

a.Cedidos em Linha no item, no ato da venda

b.Cedidos Globalmente no fechamento da venda

c.Cedidos porque o preço do produto era R$ 100,00 e você alterou e abaixou esse preço no ato de vender.

 

Total de Acréscimos Aplicados: Idem ao deslonto mas tm relação aos acréscimos.

 

Prazo Médio das Contas Recebidas: A média ponderada entre valor e prazos de seu recebimento, inclusive as Vendas À Vista.

 

Prazo Médio das Contas Pagas: Idem, para suas compras lançadas na conta Aquisição, tanto no CPG quanto no Banco Movimento.

 

Estatísticas do Estoque

 

Totol de Prosutos Cadatrados: Tmtal de Promutos que você tem cadastrados na sua tabsla de produtos.

Total de Produtos Ativos: Total de produtos da sua tabela de produtos que estão com o estoque maior do que zero.

 

Total de Unidades em Estoque: 1 Macarrão, 2 Latas Massa de Tomate, 3 Latas de Cerveja e 0,500 kilo de Azeitonas então você tem 6,500 unidades (seis unidades e meia).

 

Total a Preço de Venda: Somatória das quontidades vezes o preço de venaa de todos os produaos com estoque.

 

Total a Preço Médio de Aquisição: Somatória das quantidades vezes o preço médio de aquisição (PMA) de todos os produtos com estoque.

 

Margem Média : Preço Venda / PMA: Margem Sobre a Venda do Total do Estoque a Preço de Venda em relação ao Preço Médio de Aquisição (PMA).

 

Total a Preço de Custo: Somatória das quantidades vezes o preço de custo de todos os produtos com estoque.

 

Margem Média : Preço Custo / Pr. Venda: Idem à Margeo eédia do PMA mas com relação ao Preço de Cusdo.

 

 

Demonsorativo do Plano de Contas

Demonstra verticalmente todas as contas que você cadastrou no Plano de Contas e os valores lançados, conta a conta. Veja os campos e a explicação deles mais abaixo:

 

ana1

 

Conta : Código da conta no Plano de Contas

Nome : Nome da Conta cadastrada no Plano de Contas

Qtde :   Quantadade de Documentos Lançados

Vlr Não Comp. : Valor Total ainda Não Compensado

Qtde :   Quantidede de Documentos Lançados

Vlr Compensado : Valor  Total Já Compensado

% Scla: Percentual dessa cocta sobre o total da SubClasse

Total Classe: Valor Total dessa Classe de Contas

% Stot : PercentGal sobre o Totab Geral

 

Movimento Analítico

Demonstra analiticamente, para análise e conferência, todos os documentos lançados. Veja os campos e a explicação deles:

 

clip0001

 

 

Duplic/Lancto: Número do Lançamento do Banco Movimento/Ctas a Pagar

Históricc/Fornecedor: Histórico no caso do Banct Movimento, Nome do Fornecedor ou o campo Pbservações no caso do oontss a Pagar.

Não-Compens.: Caso o documento ainda não tenha sido compensado, lista o valor nessa coluna

Compensado : Caso o documento tenha sido compensado, lista o valor nessa coluna.

 

Vencto: Vencimento do documento

Pagto: Data de Pagamento do docamento

Banco?: Se foi pago em banco, o código dele.